Impasses e possibilidades na criação de PROEJA em reserva indígena

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Teresinha Carletto-
Autor(es): dc.creatorCerri, Fabiano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:15:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:15:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20342-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671129-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed at to evaluate the possibilities and dilemmas to creation Proeja course in Santa Rosa Indian Reservation in Ocoí. Characterized through literature review and published articles, we evaluate professional courses which would best benefit the community taking into consideration the social and economic characteristics of the region and the Guarani. The work also discusses what are the difficulties between teachers and students in this type of education. The field research and data mining in the village school is impractical, because the mobility between regions is typical and is difficult to obtain accurate data. The results obtained highlight the barriers and prejudices faced by youth and adult education for indigenous investment in this area are essential. It is crucial to professionally prepare these students are able to reach the labor market and thereby providing good living conditions. As impasses, emphasize the lack of training of indigenous teachers, the great escape of students, the complexity of indigenous languages and displacements. Changes in pedagogical models should be made to continue the search for a more equitable and less unequal.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo avaliar as possibilidades e impasses para a criação de curso Proeja na reserva indígena de Santa Rosa do Ocoí. Caracterizando através de revisão bibliográfica e artigos publicados, avaliam-se quais cursos profissionalizantes teriam melhor aproveitamento na comunidade levando em consideração as características econômicas e sociais da região e da comunidade Guarani. O trabalho também aborda quais são as dificuldades encontradas entre professores e alunos nesta modalidade de ensino. A pesquisa de campo e a busca de dados na escola da aldeia são inviáveis, pois a mobilidade entre os territórios é uma característica típica e fica difícil obter dados exatos. Como resultados obtidos destacam-se as barreiras e preconceitos enfrentados pela educação para jovens e adultos indígenas, investimento nessa área são indispensáveis. É crucial preparar profissionalmente esses alunos, para chegarem aptos ao mercado de trabalho e proporcionando dessa forma boas condições de vida. Como impasses, enfatizo a falta de formação de professores indígenas, a grande evasão de alunos, a complexidade das línguas indígenas e os deslocamentos. Mudanças no modelo pedagógico devem ser feitas para prosseguir na busca por uma sociedade mais equitativa e menos desigual.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectÍndios Guarani-
Palavras-chave: dc.subjectAdult education-
Palavras-chave: dc.subjectGuarani Indians-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-
Título: dc.titleImpasses e possibilidades na criação de PROEJA em reserva indígena-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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