Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Añez, Ciro Romelio Rodriguez | - |
Autor(es): dc.contributor | Añez, Ciro Romelio Rodriguez | - |
Autor(es): dc.contributor | Afonso, Gilmar Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Gumercindo Vieira dos | - |
Autor(es): dc.creator | Mello, Stella Hüttener | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:15:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:15:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7882 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671093 | - |
Descrição: dc.description | Admission to the university provides students with numerous academic and personal experiences. This period represents a stage in which major changes in lifestyle occur which include physical activity and other behaviors. The understanding of the motives and the changes in the lifestyle profile of these can help to devise strategies so that the students do not have their behaviors modified in a negative way with possible damages to the health. Thus, the objective of this research is to analyze the profile of the lifestyle and level of physical activities of university students of Physical Education. To do this, a survey was conducted in a group of students (n=21) selected for convenience and voluntariness. Participants were academics from the first period of the Physical Education Course of a public educational institution who voluntarily agreed to participate. The present study was characterized as a quantitative descriptive survey, presenting a cross - sectional design. The lifestyle profile was evaluated by the FANTASTICO Questionnaire that evaluates nine lifestyle domains and the level of physical activity by IPAQ short version. Two thirds were women, the mean age of participants was 21.6 ± 4.7 years, body mass of 65.6 ± 14.4 kg, height of 1.7 ± 0.1 m and BMI 22.7 ± 2, 4 kg/m 2. No student was classified as regular or in need of improvement per the fantastic lifestyle score. Six (28.6%) classified as "good", eleven (52.4%) as "very good" and four (19%) as "excellent". Thirteen (61.9%) met the recommendations (150> min/wk) for physical activity, seventeen (81%) met the recommendations for moderate intensity physical activities and nine (69.2%) met the recommendations (75> min/wk) for vigorous physical activity. In all categories, the proportion of men meeting the recommendations is higher than women. Although the proportion of those who meet the recommendations is high, it is necessary to look at each of the fantastic lifestyle items. Special care should be taken in items where the proportion of those who have inappropriate behavior is equal to or greater than 30%. The results allow us to conclude that in the present sample, although the profile of the lifestyle and the level of physical activity are satisfactory for the majority, special attention should be given to items with a high proportion of students with inappropriate behavior. Yet, special attention should be given to women. | - |
Descrição: dc.description | O ingresso na universidade proporciona aos estudantes inúmeras experiências no campo acadêmico e pessoal. Esse período representa uma etapa em que ocorrem grandes modificações no estilo de vida o que inclui a atividade física e outros comportamentos. A compreensão dos motivos e as alterações no perfil do estilo de vida destes, pode auxiliar a elaborar estratégias para que os estudantes não tenham seus comportamentos modificados de maneira negativa com possíveis prejuízos para a saúde. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é o de analisar o perfil do estilo de vida e nível de atividades físicas de estudantes universitários de Educação Física. Para tal, realizou-se um inquérito em um grupo de estudantes (n=21) selecionados por conveniência e voluntariedade. Os participantes eram acadêmicos do primeiro período do Curso de Educação Física de uma instituição pública de ensino que aceitaram voluntariamente participar. O presente estudo se caracterizou como quantitativo de levantamento descritivo, apresentando delineamento transversal. O perfil do estilo de vida foi avaliado pelo Questionário FANTÁSTICO que avalia nove domínios do estilo de vida e o nível de atividade física pelo IPAQ versão curta. Dois terços eram mulheres, a idade média dos participantes foi de 21,6 ± 4,7 anos, massa corporal de 65,6 ± 14,4 kg, estatura de 1,7 ± 0,1 m e IMC 22,7 ± 2,4 kg/m2. Nenhum estudante ficou classificado como regular ou com necessidade de melhorar de acordo com o escore do estilo de vida fantástico. Seis (28,6%) classificaram como “bom”, onze (52,4%) como “muito bom” e quatro (19%) como “excelente”. Treze (61,9%) atendem às recomendações (150> min/sem) para a atividade física de caminhada, dezessete (81%) atendem às recomendações para atividades físicas de moderada intensidade e nove (69,2%) atendem às recomendações (75> min/sem) para as atividades físicas de intensidade vigorosa. Em todas as categorias a proporção de homens que atendem às recomendações é maior do que as mulheres. Embora a proporção dos que atendem às recomendações é alta, é necessário olhar para cada um dos itens do estilo de vida fantástico. Especial cuidado deve ser tomado nos itens em que a proporção dos que tem comportamento inadequado é igual ou maior do que 30%. Os resultados permitem concluir que, na presente amostra embora, o perfil do estilo de vida e o nível de atividade física são satisfatórios para a maioria, especial cuidado de ser dado aos itens em que há uma grande proporção de estudantes com comportamento inadequado. Ainda, atenção especial deve ser dada às mulheres. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Educação Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estilo de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários - Exercícios físicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios físicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of life | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lifestyles | - |
Palavras-chave: dc.subject | College students - Exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | - |
Título: dc.title | Perfil do estilo de vida e nível de atividade física de estudantes universitários de educação física | - |
Título: dc.title | Profile of the lifestyle and level of physical activity of university students of physical education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: