Orientação sexual na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular do Estado do Paraná

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Autor(es): dc.contributorFujii, Rosangela Araujo Xavier-
Autor(es): dc.contributorFujii, Rosangela Araujo Xavier-
Autor(es): dc.contributorSaucedo, Kellys Regina Rodio-
Autor(es): dc.contributorFochezatto, Camila Beatriz Kummer-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Gabriela de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:15:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:15:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27010-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671070-
Descrição: dc.descriptionWith the institutionalization of the National Curriculum Parameters (PCNs) aimed at education for the exercise of citizenship, Sexual Orientation had an official recognition of its need and importance as a school educational action. However, currently, the theme has been debated again in different social spheres due to the Escola Sem Partido Movement, which is against the approach of themes such as gender and sexuality in schools, stating that the responsibility of sexual education is incumbent on families. In this context, the aim of this study was to analyze how national and state curriculum documents and guidelines address the topic of Sexual Orientation in the process of teaching and learning at school. Methodologically, the research was characterized as a bibliographical and documentary research based on the analysis of the Common National Curriculum Base (BNCC), Curriculum Reference of Paraná and Curriculum of the Paraná State Network (CREP). The identification of the approach to the topic of Sexual Orientation in these documents was carried out by searching for the following keywords: Sexual Orientation, sexual education, sexuality and gender. This research found that in the BNCC document the term Sexual Orientation and Education and Gender are not present, only sexuality is addressed, rarely in the final years of elementary school, specifically in the eighth year. The curriculum framework of Paraná follows the same competencies as BNCC, in this curriculum document the termsexual orientation appears in a quote from the National Curriculum Guidelines for Basic Education, and in the introductory text, the term sexuality is used in the presentation of the object of knowledge and in the eighth grade learning goals, while the term gender and sex education are not mentioned. The Curriculum of the Paraná State Network (CREP) is a document that complements the Curriculum Reference of Paraná, in this document the word gender appears only once, while the word sexuality appears more constantly, its discussion being expanded in the final years of elementary school.-
Descrição: dc.descriptionCom a institucionalização dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) direcionados à educação para o exercício da cidadania, a Orientação Sexual teve um reconhecimento oficial de sua necessidade e importância enquanto ação educativa escolar. Todavia, atualmente a temática voltou a ser debatida em diferentes âmbitos sociais em virtude do Movimento Escola Sem Partido, que se posiciona contrário à abordagem de temáticas como gênero e sexualidade nas escolas afirmando que a responsabilidade da educação sexual compete às famílias. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar como documentos e orientações curriculares nacionais e estaduais abordam a temática Orientação Sexual para o processo de ensino e aprendizagem escolar. Metodologicamente a pesquisa se caracterizou como uma pesquisa bibliográfica e documental a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referencial Curricular do Paraná e Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). A identificação da abordagem do tema Orientação Sexual nestes documentos foi realizada mediante a busca das seguintes palavras-chave: Orientação Sexual, educação sexual, sexualidade e gênero. Essa pesquisa constatou que no documento da BNCC o termo Orientação e Educação Sexual e Gênero não estão presentes, somente a sexualidade é abordada, poucas vezes nos anos finais do ensino fundamental, especificamente no oitavo ano. O Referencial curricular do Paraná segue as mesmas competências da BNCC, neste documento curricular o termo orientação sexual aparece em uma citação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, e no texto introdutório, já o termo sexualidade é empregado na apresentação do objeto de conhecimento e nos objetivos de aprendizagem dos oitavos anos, enquanto o termo gênero e educação sexual não são citados. O Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP) é um documento que complementa o Referencial curricular do Paraná, neste documento a palavra gênero aparece uma única vez, enquanto a palavra sexualidade aparece mais constantemente sendo ampliada a sua discussão no ensino fundamental anos finais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherSanta Helena-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação sexual-
Palavras-chave: dc.subjectEducação sexual-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectSexual orientation-
Palavras-chave: dc.subjectSex instruction-
Palavras-chave: dc.subjectGender identity-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleOrientação sexual na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular do Estado do Paraná-
Título: dc.titleSexual orientation in the Common National curriculum Base and in the Curriculum Framework of the State of Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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