Práticas educativas para o ensino de educação ambiental no Colégio Estadual Tiradentes de Umuarama, PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorGomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
Autor(es): dc.contributorGalbes, Priscilla Vieira-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Janaina Zavilenski de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:15:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:15:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22573-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671050-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to present a study on how environmental education when applied in schools can contribute to the formation of conscious citizens. Through questionnaires for teachers and elementary school students from the College of Tiradentes Umuarama / PR, we identified what level of participants' knowledge of environmental issues, and pointed up the main difficulties faced by teachers to deal with environmental issues in the classroom in an interdisciplinary way. The survey results showed that environmental education in this school is presented through Project Trees of Life, and in some isolated disciplines. There are many challenges faced by teachers in the teaching of environmental education in the classroom, such as the students' disinterest in the subject and the lack of knowledge on the subject by teachers. The Environmental Education projects in schools aim to promote student awareness of their role and their contribution to the preservation of the environment in which they live.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo apresentar um estudo feito sobre como a Educação Ambiental quando aplicadas em escolas pode contribuir para a formação de cidadãos conscientes. Por meio de aplicação de questionários para professores e alunos do ensino fundamental do Colégio Tiradentes de Umuarama/PR, identificou-se qual o nível de conhecimento dos participantes sobre as questões ambientais, e apontaram-se as principais dificuldades enfrentadas pelos professores para lidar com as questões ambientais em sala de aula de forma interdisciplinar. Os resultados da pesquisa demonstraram que a Educação Ambiental nesta escola é apresentada por meio do Projeto Árvores da Vida, e em algumas disciplinas isoladas. São muitos os desafios enfrentados pelos professores para o ensino da Educação Ambiental em sala de aula, como por exemplo, o desinteresse dos alunos pelo tema e a falta de conhecimento sobre o tema por parte dos professores. Os projetos de Educação Ambiental em escolas têm como objetivo promover a conscientização do aluno do seu papel e de sua contribuição para a preservação do meio em que se vive.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherGestão Ambiental em Municípios-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectConscientização-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente e crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectAwareness-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironment and children-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS-
Título: dc.titlePráticas educativas para o ensino de educação ambiental no Colégio Estadual Tiradentes de Umuarama, PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.