The role of John Milton's Paradise Lost in delineating the epic through fantasy in Philip Pullman’s His Dark Materials

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Autor(es): dc.contributorDonada, Jaqueline Bohn-
Autor(es): dc.contributorDonada, Jaqueline Bohn-
Autor(es): dc.contributorCabreira, Regina Helena Urias-
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Flávia-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Tiago Cantuário-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:15:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:15:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8927-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671041-
Descrição: dc.descriptionIn the field of literature, it is common to find literary works that interact among themselves creating a relation of intertextuality. Based on this, our research proposes to analyse the role of Paradise Lost by John Milton ([1667]1820) in the delineation of the epic intent of the trilogy His Dark Materials by Philip Pullman ([1995-2000]2007). To understand this role, we analyse how some characters in the trilogy re-enact the fall of man and how the image of Satan in the trilogy seems to respond to the same image in Paradise Lost. To achieve this, we analyse passages from the books also in views of the ideas in “Tradition and the Individual Talent” by T.S. Eliot (1982) and The Theory of the Novel by György Lukács (1983). As a possible result we expect to find that the intertextuality between His Dark Materials and Paradise Lost is not only a matter of inspiration and that HDM might be seen a contemporary epic for our generation.-
Descrição: dc.descriptionNo campo da Literatura, é comum encontrar trabalhos literários que interajam entre si, criando uma relação de intertextualidade. Baseado nisso, nossa pesquisa propõe analisar o papel de Paraíso Perdido de John Milton ([1667]1820) na formação épica da trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman (2007). Para entender esse papel, analisamos como alguns personagens da trilogia reencenam a queda do homem e como a imagem de Satanás na trilogia parece responder à mesma imagem em Paraíso Perdido. Para realizar esse trabalho, analisam-se passagens dos livros e também ideias presentes em “Tradition and the Individual Talent”, de T.S. Eliot (1982) e em The Theory of the Novel, de György Lukács (1983). Como possível resultado, espera-se descobrir que a intertextualidade entre Fronteiras do Universo e Paraíso Perdido não é apenas uma questão de inspiração e que Fronteiras do Universo pode ser visto como um Épico contemporâneo à nossa geração.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras Português/Inglês-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectFicção romântica-
Palavras-chave: dc.subjectQueda do homem-
Palavras-chave: dc.subjectIntertextualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish literature-
Palavras-chave: dc.subjectRomance fiction-
Palavras-chave: dc.subjectFall of man-
Palavras-chave: dc.subjectIntertextuality-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS-
Título: dc.titleThe role of John Milton's Paradise Lost in delineating the epic through fantasy in Philip Pullman’s His Dark Materials-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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