A aplicação de aulas experimentais no ensino de ciências, formas e conceitos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorScherpinski, Neusa Idick-
Autor(es): dc.contributorScherpinski, Neusa Idick-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Willian Arthur Philip L N Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorSobjak, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorGiorni, Ana Maria Marques de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:15:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:15:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21677-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671040-
Descrição: dc.descriptionThis work has as main theme the activities related to the teaching of science addressing situations of application of a class focused on the dynamics, allowing the student to build their own knowledge based on the theory presented by the teacher, focusing experimental classes where the student can understand the phenomena that occur in their daily life based on the theoretical presentation, and the relationship theory and experiment within their reality. It allows the logical reasoning and the presentation of relevant topics that help the student to move from the abstract to the real and thus develop the knowledge seeking the elaboration of projects focused on the sciences. In this topic the evaluation in general should be the developing set where the main approach ceases to be the knowledge through the knowledge that was passed, but the knowledge through the knowledge that allowed the creativity and the full and total understanding of the subject through of seminars explaining the end of the class or the project that can be elaborated by the student. It addresses experimental classes with questions and with experiments that were very rewarding in learning using dynamic forms of presentation that had repercussions on students' approval. The methodology is used by some teachers in the field of nature science, but with some difficulties related to time and space, as well as educational support. In general, teachers and students agree that experimental classes occur with excellent results, arousing interest in learning.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como principal temática as atividades relacionadas ao ensino de ciências abordando situações de aplicação de aula voltada para a dinâmica, permitindo que o aluno construa seu próprio conhecimento baseado na teoria apresentada pelo docente, focando aulas experimentais onde o aluno possa entender os fenômenos que ocorrem em seu cotidiano com base na apresentação teórica, e a relação teoria e experimento dentro da sua realidade. Permite o raciocínio lógico e a apresentação de tópicos relevantes que ajuda o aluno sair do abstrato para o real e assim desenvolva o conhecimento buscando a elaboração de projetos voltados para a ciências. Nesse tópico a avaliação de um modo geral, deve ser o conjunto em desenvolvimento onde a abordagem principal deixa de ser o saber através do conhecimento que foi passado, mas o saber através do conhecimento que permitiu a criatividade e o pleno e total entendimento do assunto através de seminários explicativos referente a finalização da aula ou do projeto que pode ser elaborado pelo aluno. Aborda aulas experimentais com questões e com a realização de experimentos que foram muito gratificantes no aprendizado utilizando formas dinâmicas de apresentação que repercutiu na aprovação dos discentes. A metodologia é utilizada por alguns professores da área da ciência da natureza, porém com algumas dificuldades relacionadas ao tempo e ao espaço, bem como o apoio educacional. De modo geral, docentes e discentes concordam que aulas experimentais ocorrem com excelentes resultados, despertando o interesse ao aprendizado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA aplicação de aulas experimentais no ensino de ciências, formas e conceitos-
Título: dc.titleThe application of experimental classes in teaching science, forms and concepts-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.