Ferramenta computacional para dimensionamento do mecanismo biela manivela de motores a combustão interna estacionários

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCousseau, Tiago-
Autor(es): dc.contributorPereira, Ana Paula Carvalho da Silva-
Autor(es): dc.contributorCousseau, Tiago-
Autor(es): dc.contributorAvelar, Márcio Gomes-
Autor(es): dc.contributorLuersen, Marco Antônio-
Autor(es): dc.creatorFialho, Guilherme Skraba Pereira-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Lucas de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:15:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:15:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24012-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671037-
Descrição: dc.descriptionThis following study consists in the development of a software for the design of fourbar slider crank mechanisms. The software validation and testing have been modeled for mechanisms operating in two-stroke single cylinder internal combustion engines. The methodology addresses the kinetics and kinematics analysis for these mechanisms, the definition of forces acting on links and joints, and also the determination of stress states of the components. The design of these elements is based on the design theories for high cycle fatigue and other design analytical methods proposed by Norton, 2013 and Shigley, 2015. In order to develop the software, functions for each mechanism component were applied and tested separately. Finally, it allows the user to use the functions altogether or independently.-
Descrição: dc.descriptionEstra trabalho consiste no desenvolvimento de uma ferramenta computacional para projeto de mecanismos biela manivela de quatro barras. A validação e os testes dessa ferramenta foram modelados para mecanismos que operam em motores de combustão interna de dois tempos e mono cilíndricos. A metodologia do trabalho aborda a cinética e cinemática para esses mecanismos, determinação de forças atuantes sobre elos e determinação de estados de tensão dos elementos de máquinas que os compõe. Para o dimensionamento desses elementos são abordadas as teorias de projeto para vida infinita de alto ciclo em fadiga e outros métodos analíticos de projeto propostos pelos livros Norton,2013 e Shigley,2015. Para compor a ferramenta computacional foram desenvolvidas funções que abordam cada parte do dimensionamento separadamente, dessa forma cada função pode ser aplicada e testada de forma independente possibilitando ao leitor utilizar o software da maneira que melhor lhe convir seja por utilização de todas as suas funções ou apenas um grupo isolado delas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Engenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMecanismos (Máquinas)-
Palavras-chave: dc.subjectCinemática das máquinas-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectMotores de combustão interna-
Palavras-chave: dc.subjectMechanisms (Machinery)-
Palavras-chave: dc.subjectMachinery, Kinematics of-
Palavras-chave: dc.subjectComputer software - Development-
Palavras-chave: dc.subjectInternal combustion engines-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::FUNDAMENTOS GERAIS DE PROJETOS DAS MAQUINAS-
Título: dc.titleFerramenta computacional para dimensionamento do mecanismo biela manivela de motores a combustão interna estacionários-
Título: dc.titleComputational tool for crank rod sizing mechanism of ststionary internal interation combustion engine-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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