Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Blanco, Daniel Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Blanco, Daniel Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Jennifer Caroline de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Jamille Santos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:15:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:15:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25868 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/671033 | - |
Descrição: dc.description | The environment has been intensely degraded by man over the past few years, at the same time that there are deep sensitizations in society in search of environmental preservation. One way of raising awareness is through the implementation of environmental education in formal education. Thus, the objective of this work was to evaluate, through a literature review, the different ways in which environmental education has been approached in Brazilian professional technical education, identifying characteristics, methodologies used, limitations and challenges. A selection of 35 works was carried out in the Google Scholar database related to environmental education in Brazilian professional technical education. The works were analyzed and the results of these works showed that the implementation of Environmental Education in technical schools is still scarce, largely due to teachers who, for various reasons, do not feel prepared to develop this theme in the classroom, being necessary encouraging the training of teachers in this area. In addition, the uncritical and conservative view of the environment by teachers and students still remains prevalent, making them keep in mind that man is not part of the environment and, consequently, do not feel responsible for their actions in the face of environmental impacts generated. However, this type of conservative view has been modified in some of the most recent studies, through the application of new didactic resources and new learning tools. | - |
Descrição: dc.description | O meio ambiente tem sido intensamente degradado pelo homem ao longo dos últimos anos, ao mesmo tempo que ocorrem profundas sensibilizações na sociedade em busca da preservação ambiental. Uma das formas de sensibilização é através da implementação da educação ambiental na educação formal. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar, através de uma revisão de literatura, as diferentes formas de como a educação ambiental tem sido abordada no ensino técnico profissional brasileiro, identificando características, metodologias utilizadas, limitações e desafios. Foi realizada uma seleção de 35 trabalhos na base de dados Google Scholar relacionados à educação ambiental no ensino técnico profissional brasileiro. Os trabalhos foram analisados e os resultados desses trabalhos apontaram que a implementação da Educação Ambiental nas escolas técnicas ainda é escassa, em grande parte devido aos professores que, por diversos motivos, não se sentem preparados para desenvolver essa temática em sala de aula, sendo necessário o incentivo à capacitação dos docentes nessa área. Além disso, a visão acrítica e conservadora do meio ambiente pelos professores e alunos ainda continua predominante, fazendo com que estes tenham em mente que o homem não faz parte do meio ambiente e, consequentemente, não se sintam responsáveis por suas ações diante dos impactos ambientais gerados. Porém, este tipo de visão conservadora tem sido modificado em alguns dos estudos mais recentes, através da aplicação de novos recursos didáticos e novas ferramentas de aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino técnico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | School environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Educação ambiental no ensino técnico profissional: uma revisão de literatura | - |
Título: dc.title | Environmental education in technical teaching profissional: a literature review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: