Laboratório do ensino da matemática: contribuições para apropriação do conhecimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorBatista, Floida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.contributorGómez, Magela Reny Fonticiella-
Autor(es): dc.creatorSantos, Amanda Fraga dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:14:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:14:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20691-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670993-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to demonstrate an important methodological alternative, in which the teacher could use as a teaching and learning tool that is the mathematics teaching laboratory, as a conducive and attractive environment to make the learn, understand and put in practice mathematical content in a dynamic way, in order to arouse their curiosity, easing the concerns caused by inquiries proposed by the educator, proposing activities of trials and manipulations of didactic materials that this laboratory will possess or that is to be built by the educator and/or students, at last will be an environment destined to give life to mathematics making meaningful learning. Explains also, the possible concerns and difficulties that the teacher will have for the implantation of this space, as well as addressing the benefits that this laboratory can bring to the school unit. To subsidize the importance of the mathematics teaching laboratory and its contributions to appropriation of knowledge, the theoretical source of the theory of significant learning of ausubel and articles indicating significant improvements in the students ' income with the use of this methodology. For this reason, it was used some activities in the classroom to improve learning and/yes clarifying doubts arising from previous years, it is noted that the implementation of a specific environment focused on teaching mathematics is useful and necessary for the school unit making the appropriation of knowledge something real, concrete and streamlined.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo demonstrar uma importante alternativa metodológica, em que o professor poderá se utilizar como ferramenta de ensino e aprendizagem que é o Laboratório de Ensino da Matemática, como um ambiente propício e atraente para fazer com que o aluno aprenda, compreenda e coloque em prática os conteúdos matemáticos de maneira dinâmica, de modo a despertar a sua curiosidade, amenizando as inquietações ocasionadas por indagações propostas pelo educador, propor atividades de experimentações e manipulações de materiais didáticos que este laboratório possuirá ou que será construído pelo educador e/ou educandos, enfim será um ambiente destinado a dá vida a Matemática tornando o aprendizado significativo. Explana também, as possíveis inquietações e dificuldades que o professor terá para a implantação deste espaço, assim como abordar os benefícios que este laboratório poderá trazer para a unidade escolar. Para subsidiar a importância do Laboratório de Ensino da Matemática e as suas contribuições para apropriação do conhecimento, foi utilizado a fonte teórica da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e de artigos que indicam melhoras significativas no rendimento dos alunos com a utilização desta metodologia. Para tanto, utilizou-se algumas atividades em sala de aula para melhorar a aprendizagem e/ou esclarecer dúvidas oriundas dos anos anteriores, com isso nota-se que a implementação de um ambiente específico voltado para o ensino da Matemática é útil e necessário para a unidade escolar tornando a apropriação do conhecimento algo real, concreta e dinamizada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectMethodology-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleLaboratório do ensino da matemática: contribuições para apropriação do conhecimento-
Título: dc.titleMathematics teaching laboratory: contributions to appropriation of knowledge-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.