Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lüders, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Keiko Verônica Ono | - |
Autor(es): dc.contributor | Delgado, Myriam Regattieri De Biase da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Lüders, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Keiko Verônica Ono | - |
Autor(es): dc.contributor | Delgado, Myriam Regattieri De Biase da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Pando, Luciano Urgal | - |
Autor(es): dc.creator | Fuchs, Stefan Campana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:14:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:14:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-07-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9298 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670870 | - |
Descrição: dc.description | The traffic light control in Curitiba is currently held by the Municipal Operational Control Center. The city is divided into 33 different semaphoric regions, each with one specific timing table. In the Control Center, many aspects of traffic signal plans are determined manually, with a heavy load of engineers’ and technicians’ experience. A computer system capable of processing the traffic sensors data available and to propose, for example, alter- natives to current traffic signal plans, might be of great assistance to the control center perators. With this in view, an optimization proposal of traffic signal plans was studied and analyzed for a specific region of Curitiba (in Rebou ̧as neighborhood). This project caims to develop a strategy of optimization with simulation for adjustment of traffic signal plans, from real data collected from the roads of that city region. For this, existing technological tools are used (simulators, optimization libraries, among others), as well as algorithms from the literature, adapting them to real needs and situations of the traffic. A realistic simulation model using the SUMO software was created from the data yielded by SETRAN. The traffic signal plan optimization was developed from the Particle Swarm Optimization algorithm. In various tests, improvements were observed over the current timing plan for specific tr ffic situations, in terms of the average delay, travel time and throughput metrics. | - |
Descrição: dc.description | O controle de temporização de semáforos em Curitiba é realizado atualmente pelo Centro de Controle Operacional do município. A cidade é dividida em 33 diferentes regiões ricas, cada uma com uma tabela de planos específica. No Centro de Controle, muitos aspectos dos planos de programação semafórica são determinados manualmente, tendo muita carga de experiência de engenheiros e técnicos. Um sistema de computação, capaz de processar os dados de sensores de trafego disponíveis e propor, por exemplo, alternativas às programações semafóricas atuais, pode ser de grande auxílios aos operadores do centro de controle. Tendo isso em vista, uma proposta de otimiza ̧ao dos planos semafóricos foi estudada e analisada para uma regiões especifica de Curitiba (no bairro Rebouças). Este projeto tem como objetivo aplicar uma estratégia de otimização com simula ̧ao para o ajuste dos planos semafóricos, a partir de dados reais coletados das vias da referida regi ̃o da cidade. Para isso, são utilizadas ferramentas tecnológicas existentes (simuladores, bibliotecas de otimiza ̧ao, entre outros), al ́m de algoritmos da literatura, adaptando-os as necessidades e situações reais do trafego. Um modelo de simulação, utilizando o software SUMO, foi criado a partir dos dados cedidos pela SETRAN. A otimização das programações semafóricas foi implementada a partir do algoritmo de Otimização por Enxame de Partículas. Em diversos testes, verificou-se que foi possível obter melhorias em relação ao plano de temporização o atual, em situações especıficas de trafego, segundo critérios de atraso médio, tempo de viagem e throughput. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia da Computação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trânsito - Sinais e sinalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trânsito urbano - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de simulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Levantamentos de trânsito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traffic signs and signals | - |
Palavras-chave: dc.subject | City traffic - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulation methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traffic surveys | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Simulação e otimização da programação semafórica de uma região de Curitiba | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: