Educação do campo no ensino da matemática: um estudo do Colégio Estadual do Campo Teotônio Vilella

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNovaes, Barbara Winiarski Diesel-
Autor(es): dc.contributorNovaes, Barbara Winiarski Diesel-
Autor(es): dc.contributorLargo, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Cezar Ricardo de-
Autor(es): dc.creatorSchrenk, Maykon Jhonatan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:14:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:14:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15850-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670785-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to determine whether and how does the Field of Education in the State College Field Teotônio Vilella through the traces present in the school documentation and mathematics teaching. To structure the work theoretically use Alves (2009), Antunes-Rocha and Martins (2009) to understand on Education Field and D'Ambrosio (2005), Ethnomathematics. In addition, existing laws that deal with the Rural Education in a special way the Curricular Guidelines for Education Field(CGEF, 2006), Operational Guidelines for Basic Education in schools field (2002), Law of Directives and Bases (LDB, 1996) and the Literacy National Pact in the Middle One: Field of Mathematics Education (LNPMO, 2014). The qualitative research (Denzin, LINCOLN, 2006) favored the school documentation as notebooks (Gvirtz, 2009) mathematics of elementary school students final grades, images of teaching activities, Pedagogical Policy Project (PPP) of 2015 school Math Teacher planning. We conducted interviews (DUARTE, 2004) with the school principal, math elementary school teacher and educator. After the researcher's immersion in the sources of research emerged two categories of analysis that have been explored in this work: school culture (JULIA, 2001) of the field school and teacher planning i n mathematics discipline. The study concludes that the school investigated the principles of Rural Education act strongly in the college teaching, even in math classes and are in accordance with state guidelines of the Paraná state of the field of education. The field has many riches and the same are available for assistance in learning, leaving teachers with the entire college (directors, educators, etc.) know how to use this feature so that the focus of teaching is always the student and their training as a man in the place where he lives.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo propõe-se a verificar se e como ocorre a Educação do Campo no Colégio Estadual do Campo Teotônio Vilella por meio dos vestígios presentes na documentação escolar e no ensino da matemática. Para estruturar teoricamente o trabalho utilizamos Alves (2009), Antunes-Rocha e Martins (2009) para compreendermos sobre a Educação do Campo e D‟Ambrósio (2005), etnomatemática. Além disso, legislações vigentes que tratam da Educação do Campo, de forma especial a Diretrizes Curriculares da Educação do Campo (DCEC, 2006), Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo (2002), Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 1996) e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Matemática do Campo (PNAIC, 2014). A pesquisa de cunho qualitativo (DENZIN, LINCOLN, 2006) privilegiou a documentação escolar como os cadernos (GVIRTZ, 2009) de matemática dos alunos do ensino fundamental anos finais, imagens das atividades docentes, Projeto Político Pedagógico (PPP) de 2015 da escola, planejamento do professor de matemática. Realizamos entrevistas (DUARTE, 2004) com o diretor da escola, o professor de matemática do ensino fundamental e o pedagogo. Após a imersão do pesquisador nas fontes de pesquisa, emergiram duas categorias de análise que foram exploradas neste trabalho: cultura escolar (JULIA, 2001) da escola do campo e planejamento docente na disciplina de matemática. O estudo concluiu que na escola investigada os princípios da Educação do Campo agem fortemente no ensino do colégio, inclusive nas aulas de matemática e estão de acordo com as diretrizes estaduais de educação do campo do estado do Paraná. O campo possui muitas riquezas e as mesmas estão à disposição para o auxílio no aprendizado, cabendo aos professores juntamente com todo o colégio (diretores, pedagogos, etc.) saber utilizar esse recurso de forma que o foco do ensino sempre seja o aluno e sua formação como homem no local em que vive.-
Formato: dc.formatapplication/octet-stream-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherToledo-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Rural-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleEducação do campo no ensino da matemática: um estudo do Colégio Estadual do Campo Teotônio Vilella-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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