A discussão sobre preconceito/variação linguística nos materiais para o professor: uma análise dos manuais do governo do estado de São Paulo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBertucci, Roberlei Alves-
Autor(es): dc.contributorBertucci, Roberlei Alves-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorCatelão, Evandro de Melo-
Autor(es): dc.creatorSoares, Anelize Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:14:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:14:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18851-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670769-
Descrição: dc.descriptionThis work will elucidate the pedagogical treatment given to linguistic variations from learning situations contained in the Teacher´s Notebook of the São Paulo State Government, the analysis of the National Curricular Parameters and State of São Paulo Curriculum. Due to prioritize the teaching standard, being this most prestigious socially, teaching practices are still focused on the normative grammar, producing linguistic judgments, whereas often the linguistic varieties as errors that must be corrected. Given this, it is necessary to understand how has given the teaching-learning process of linguistic variations and to what extent the pedagogical guidelines and activities contribute to the linguistic bias.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho será elucidado o tratamento pedagógico dado às variações linguísticas a partir de situações de aprendizagem contidas no Caderno do Professor do Governo do Estado de São Paulo, da análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Currículo do Estado de São Paulo. Em virtude de se priorizar o ensino da norma-padrão, sendo esta mais prestigiada socialmente, as práticas de ensino ainda estão centradas na gramática normativa, produzindo julgamentos linguísticos, considerando, muitas vezes, as variedades linguísticas como erros que devem ser corrigidos. Diante disso, é necessário compreender como tem se dado o processo de ensino-aprendizagem das variações linguísticas e em que medida as orientações pedagógicas e as atividades contribuem ou não para o preconceito linguístico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Variação-
Palavras-chave: dc.subjectPreconceitos - Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos - Educação - São Paulo (Estado)-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Variation-
Palavras-chave: dc.subjectPrejudices - Language-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum - Education - São Paulo (Brazil)-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleA discussão sobre preconceito/variação linguística nos materiais para o professor: uma análise dos manuais do governo do estado de São Paulo-
Título: dc.titleThe discussion of linguistic prejudice/linguistic in teacher´s materials: an analysis of the textbooks of the São Paulo state government-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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