Estudo de caso de ruptura de um talude rodoviário: opções geotécnicas para reconstrução

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Autor(es): dc.contributorMontezuma, Petrônio Rodrigo Mello-
Autor(es): dc.contributorWaideman, Leandro-
Autor(es): dc.contributorBraga, Sergio Roberto Oberhauser Quintanilha-
Autor(es): dc.contributorCorelhano, Angelo Giovanni Bonfim-
Autor(es): dc.contributorWaideman, Leandro-
Autor(es): dc.contributorMontezuma, Petrônio Rodrigo Mello-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luana Raquel Juvino da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:14:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:14:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6365-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670765-
Descrição: dc.descriptionThe constant landslides of embankments and the consequences of it, contributed to the intensification the study of the cause of instability and contention methods and/or reinforcement over the years. In Brazil, a great amount of the cases occurs in road embankment, which results in many damages to both users and society. The objective of this work is to analyze the possible solutions to the instability case of a road embankment, located at the city of Queluz, São Paulo State. The instability analysis were done using the Software Slide, before and after the simulation of reinforcement and change of soil, according to the consecrated methods proposed by Fellenius, Bishop and Spencer. To make the analysis, and by consequence obtain the safety factors, the water level and the overload parameters were changed. After all verifications it was found that the soil change is the most advised option technic to the case, because it presents more efficiency due to the highest values of the safety factors generated.-
Descrição: dc.descriptionA constante ocorrência de escorregamentos de massa de solo em taludes e as consequências geradas por essa problemática, contribuíram para que se intensificasse o estudo das causas de instabilidade e suas formas de contenção e/ou reforço ao longo dos anos. No Brasil, uma grande parte dos casos de instabilidade se dá em taludes rodoviários, o que acarreta diversos prejuízos tanto para os usuários como para a sociedade. O presente trabalho tem por objetivo analisar as possíveis soluções para o caso de instabilidade de um talude rodoviário, situado no município de Queluz no Estado de São Paulo. Por meio do Software Slide foram realizadas as análises de instabilidade, antes e após a simulação de reforço e troca de solo, de acordo com os consagrados métodos propostos por Fellenius, Bishop e Spencer. Para a realização das análises, e a consequente obtenção dos fatores de segurança, foram variados os parâmetros de nível de água e sobrecarga. Após todas as verificações constatou-se que a troca de solo é a técnica mais aconselhada para o estudo em questão, por apresentar maior eficiência devido aos altos valores de fator de segurança gerados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTaludes (Mecânica do solo)-
Palavras-chave: dc.subjectAterros-
Palavras-chave: dc.subjectSlopes (Soil mechanics)-
Palavras-chave: dc.subjectEmbankments-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS-
Título: dc.titleEstudo de caso de ruptura de um talude rodoviário: opções geotécnicas para reconstrução-
Título: dc.titleRupture study case of a highway embankment: geotechnical options for reconstruction-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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