Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mandaji, Carolina Fernandes da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Mandaji, Carolina Fernandes da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertucci, Roberlei Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Karen Fabiane Leonel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:14:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:14:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18896 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670749 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho objetivou identificar as concepções de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II sobre leitura e como estas influenciam no trabalho realizado em aula com os alunos, a fim de compreender o trabalho docente realizado com a leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, além da técnica de revisão da literatura, utilizou-se da técnica de questionário aberto com cinco questões, aplicado a três professoras de Língua Portuguesa de uma escola estadual sobre a leitura. Este trabalho perpassa pela compreensão do docente sobre a leitura e sua influência no trabalho desenvolvido no contexto escolar, já que a leitura expõe os significados atribuídos por estes “atores” ao objeto de pesquisa. Os resultados apresentam a leitura como uma importante ferramenta de inclusão dos alunos; as professoras destacam que trabalhar com a leitura no ambiente escolar é necessário, pois permite, dentro do processo de ensino e aprendizagem, de compreender a diversidade de leitura apresentada no cotidiano dos alunos. Contudo, as estratégias de leitura utilizadas estão focadas no processamento lexical e sintático. Também, não se identificou nenhuma prática que auxilie na construção da metacognição. Por fim, devemos compreender que o papel do docente seria propor abordagens do ensino da língua que levassem à efetivação da construção das habilidades de leitura e escrita que permitam aos alunos interagir socialmente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: