Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMandaji, Carolina Fernandes da Silva-
Autor(es): dc.contributorMandaji, Carolina Fernandes da Silva-
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.contributorBertucci, Roberlei Alves-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Karen Fabiane Leonel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:14:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:14:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18896-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670749-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho objetivou identificar as concepções de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II sobre leitura e como estas influenciam no trabalho realizado em aula com os alunos, a fim de compreender o trabalho docente realizado com a leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, além da técnica de revisão da literatura, utilizou-se da técnica de questionário aberto com cinco questões, aplicado a três professoras de Língua Portuguesa de uma escola estadual sobre a leitura. Este trabalho perpassa pela compreensão do docente sobre a leitura e sua influência no trabalho desenvolvido no contexto escolar, já que a leitura expõe os significados atribuídos por estes “atores” ao objeto de pesquisa. Os resultados apresentam a leitura como uma importante ferramenta de inclusão dos alunos; as professoras destacam que trabalhar com a leitura no ambiente escolar é necessário, pois permite, dentro do processo de ensino e aprendizagem, de compreender a diversidade de leitura apresentada no cotidiano dos alunos. Contudo, as estratégias de leitura utilizadas estão focadas no processamento lexical e sintático. Também, não se identificou nenhuma prática que auxilie na construção da metacognição. Por fim, devemos compreender que o papel do docente seria propor abordagens do ensino da língua que levassem à efetivação da construção das habilidades de leitura e escrita que permitam aos alunos interagir socialmente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectLeitores-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectReader-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleConcepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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