A robótica educacional livre como ferramenta didática para o ensino da matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorScherpinski, Neusa Idick-
Autor(es): dc.contributorScherpinski, Neusa Idick-
Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorTurmena, Leandro-
Autor(es): dc.creatorCorrente, Maria José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:14:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:14:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26827-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670697-
Descrição: dc.descriptionFor digital natives, that is, for students of younger generations, educational technology boasts, in a proposal of pedagogical robotics, the growth of a dynamic educational environment based on the use of free robotics, as application and practice of scientific knowledge in transdisciplinary learning and psych pedagogical principles of the environment, including the enormous power of seduction or fascination that robotics or robots exercise them, and the interest of those in training. The objective of this study was to investigate how the free educational robotics project can be used in the teaching and learning process as a resource to assist in the critical training of a group of elementary school students, final years. The research was carried out through a bibliographic survey, for theoretical basis on the use of free robotics (home robotics) in mathematics classes. Data collection in bibliographic research was through research in books, printed internet documents and articles.-
Descrição: dc.descriptionPara os nativos digitais, ou seja, para os alunos das gerações mais jovens, a tecnologia educacional ostenta, em uma proposta de robótica pedagógica, o crescimento de um ambiente educacional dinâmico embasado no uso da robótica livre, como de aplicação e prática do conhecimento científico na aprendizagem transdisciplinar e princípios psicopedagógicos do ambiente, inclusive, o enorme poder de sedução ou fascínio que a robótica ou os robôs os exercem, e o interesse dos que estão em formação. O objetivo do trabalho foi o de investigar como o projeto robótica educacional livre, pode ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem, como recurso para auxiliar na formação crítica de um grupo de discentes do Ensino Fundamental, anos finais. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico, para embasamento teórico sobre a utilização da robótica livre (robótica caseira) nas aulas de matemática. A coleta de dados na pesquisa bibliográfica se deu através de pesquisas em livros, documentos impressos internet e artigos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA robótica educacional livre como ferramenta didática para o ensino da matemática-
Título: dc.titleFree educational robotics as a didactic tool for the teaching of mathematics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.