A contextualização do tema energia no ensino de física: enfoque no desenvolvimento sustentável

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSehn, Elizandra-
Autor(es): dc.contributorSehn, Elizandra-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.contributorGómez, Magela Reny Fonticiella-
Autor(es): dc.creatorThomaz Junior, Moyses-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:14:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:14:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21178-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670692-
Descrição: dc.descriptionThe paper investigated energy along with related themes such as its production and its use in the teaching of Physics and the possible paths for its contextualization in high school. In this way, it aimed to relate the theme energy as scientifictechnological knowledge to issues inherent to sustainable development. In other words, the production of energy and sustainable development were the contexts for the teaching of Physics. For this, it was realized a literature review in Brazilian official documents and others relevant authors in order to find connection points between the energy and sustainable development that serve to contextualize the teaching of Physics. At last, proposal for contextualized teaching of energy and sustainable development were presented. In this sense, it is concluded that the scientifictechnological knowledge of the energy theme can be contextualized to sustainable development issues.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investigou o tema energia, abrangendo sua produção e uso, no ensino de Física. Tratou ainda dos possíveis caminhos para contextualização dos referidos temas no Ensino Médio. Dessa forma, ele objetivou relacionar o tema energia, tratado enquanto conhecimento científico-tecnológico, a questões inerentes ao desenvolvimento sustentável. Ou seja, a produção de energia e desenvolvimento sustentável foram os contextos para o ensino de Física. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa de revisão bibliográfica em documentos oficiais e em outras literaturas pertinentes, a fim de se encontrar pontos de ligação entre o tema energia e o desenvolvimento sustentável, úteis para a contextualização do ensino de Física. Ao final, apresentaram-se propostas para o ensino contextualizado, envolvendo os temas energia e desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, conclui-se que os conhecimentos científico-tecnológicos acerca do tema energia podem ser contextualizados a partir das questões do desenvolvimento sustentável.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino – Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos energéticos-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching – Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectPower resources-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleA contextualização do tema energia no ensino de física: enfoque no desenvolvimento sustentável-
Título: dc.titleThe contextualization of the topic of energy teaching physics: a focus on sustainable development-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.