Embalando e despachando: a relação mútua entre modelos geométricos e a aprendizagem escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKitani, Patrícia Massae-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3841002155823039-
Autor(es): dc.contributorKitani, Patrícia Massae-
Autor(es): dc.contributorMatos, Jorge Luis Torrejón-
Autor(es): dc.contributorSaito, Olga Harumi-
Autor(es): dc.creatorSanfelice, Paulo Cesar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:14:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:14:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2734-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670640-
Descrição: dc.descriptionThis work presents a proposal for a mathematical modeling approach focused mainly on the last years of basic education. Based on the assumptions of solving problem, it explores several meaningful content. The social problem to be modeled consists of the format and variations in the dimensions of packages to be despatched by the Correios. The geometric, graphic and algebraic representations will be valued during the development of activities. In order to deepen the studies, it will be suggested some possible articulations between contents of basic and undergraduate education, for example, between the quadratic function and study of maximum and minimum, limits and derivatives.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma proposta de abordagem de modelação matemática voltada principalmente aos últimos anos da educação básica. Com base nos pressupostos da resolução de problemas, explora-se diversos conteúdos com significação. O fenômeno social a ser modelado consiste no formato e variações nas dimensões de embalagens a serem despachadas pelos Correios. As representações geométrica, gráfica e algébrica serão valorizadas no decorrer do desenvolvimento das atividades. A título de aprofundamento dos estudos, serão sugeridas algumas articulações possíveis entre conteúdos da educação básica e da graduação, como por exemplo, entre a função quadrática e estudo de máximos e mínimos, limites e derivadas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSolução de problemas-
Palavras-chave: dc.subjectModelos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectFunções (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectServiço postal - Embalagens-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectProblem solving-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical models-
Palavras-chave: dc.subjectFunctions-
Palavras-chave: dc.subjectPostal servisse - Packaging-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleEmbalando e despachando: a relação mútua entre modelos geométricos e a aprendizagem escolar-
Título: dc.titlePacking and dispatching: the mutual relationship between geometric models and school learning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.