Literatura de cordel: análise sobre suas abordagens no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorDonel, Marlene Lucia Holz-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Andréia Sgarioni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:14:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:14:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20696-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670626-
Descrição: dc.descriptionThis paper had as subject, the cordel’s literature, its history background, characterists, its use as education methodology in school subject of Portuguese and Literature. The Cordel’s literature is a popular literature, with verses and rhymes, realistc short-stories, novels, written and told in popular language, which over many years, was the information most used in brazilian colonial period. This literature in Brazil is mostly used in northeast region, where the main authors come up. This research aims to investigate how cordel’s literature is worked between teachers of three schools, in Umuarama city, brazilian south region, where this literature it is not commented and used as northeast states. About the methodological procedures, were studies about the theoretical references and application of questionnaire to teachers of elementary school from two public schools and a private one, in Umuarama city – PR.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a literatura de cordel, sua origem, características, seu uso como metodologia de ensino nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. A Literatura de cordel é uma literatura popular, com versos em rimas, contos realistas, romances, escritos e contados em linguagem popular, que durante muitos anos era o meio de informação mais utilizado no período de colonização do Brasil. Esta literatura no Brasil é utilizada principalmente no Nordeste, local onde se encontram os principais autores. Esta pesquisa buscou investigar como a Literatura de cordel é trabalhada entre professores de três escolas da cidade de Umuarama, região sul do Brasil onde a Literatura de cordel não é comentada e utilizada como nos estados do Nordeste, local que foi popularizada. Para os procedimentos metodológicos foram estudados referenciais teóricos e aplicação de questionário para professores do ensino fundamental de duas escolas públicas e outra particular no Município de Umuarama – PR.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectRimas infantojuvenis-
Palavras-chave: dc.subjectMethodology-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language-
Palavras-chave: dc.subjectNursery rhymes-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleLiteratura de cordel: análise sobre suas abordagens no ensino fundamental-
Título: dc.titleCordel literature: analysis about its approach in elementar school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.