Matemática teoria e prática: um modelo de aplicação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.creatorFrancisco, Rosália Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:13:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:13:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20549-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670609-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to address the importance of mathematical knowledge to apply and explain situations that we encounter in our lives. For this, a theoretical foundation was founded which was concerned with reporting the first forms of counting that arose from the man’s need to communicate and do business, and then a small historical approach to the development of mathematics through the peoples presenting some scholars who started the formulation, and the development of mathematical models that serve to exemplify and explain the universe where we are inserted. From this historical context we address the need and importance of mathematical knowledge, describing the advances and citing laws that engaged in the change of posture that came to interfere in schools. Next, we give a presentation about the presence of mathematics in situations in life that are often imperceptible to our eyes, such as the knot given in the shoe that chained the theory of knots. Finally, learning strategies are described in my work as an applied teacher in two schools that I teach today. In order to better understand what is learned in school and its application in daily life, activities were carried out to show the presence of mathematics in an interdisciplinary way. Thus, I use as examples the parabolic movement and its equations, demonstration of the values of the sine and cosine of any triangle any rectangle, construction and use of theodolite for trigonometric calculation, applications of circular functions. The results achieved brought more responsibility and improvement in the students’ participation and participation in mathematical learning.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho objetivou tratar da importância do saber matemático para aplicar e explicar situações que encontramos em nossas vidas. Para isso partiu-se de uma fundamentação teórica que se preocupou em relatar as primeiras formas de contagem que surgiram da necessidade do homem em comunicar-se e fazer negócios, e em seguida uma pequena abordagem histórica sobre o desenvolvimento da matemática através dos povos apresentando alguns estudiosos que deram início a formulação e o desenvolvimento de modelos matemáticos que servem para exemplificar e explicar o universo onde estamos inseridos. A partir deste contexto histórico abordamos a necessidade e a importância do saber matemático descrevendo os avanços e citando leis que engajaram para a mudança de postura que vieram a interferir nas escolas. Em seguida fazemos uma apresentação sobre a presença da matemática em situações na vida que muitas vezes estão imperceptíveis aos nossos olhos, como por exemplo, o nó dado no sapato que encadeou a teoria dos nós. Por último são descritas estratégias de aprendizagem na minha atuação como docente aplicada em duas escolas que leciono atualmente. Para melhor entender daquilo que se aprende na escola e a aplicação no cotidiano, foram realizadas atividades que tiveram como objetivo evidenciar a presença da matemática de forma interdisciplinar. Assim utilizo como exemplos o movimento parabólico e suas equações, demonstração dos valores do seno e cosseno de um triângulo retângulo qualquer, construção e utilização do teodolito para o cálculo trigonométrico, aplicações das funções circulares. Os resultados alcançados trouxeram mais responsabilidade e melhora na atuação e participação dos alunos na aprendizagem matemática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectNumeracy-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleMatemática teoria e prática: um modelo de aplicação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.