Elaboração de instrumento para o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem a partir da ferramenta Model Business Canvas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEccheli, Simone Deperon-
Autor(es): dc.contributorEccheli, Simone Deperon-
Autor(es): dc.contributorFabri, José Augusto-
Autor(es): dc.contributorGuandeline, Eidy Leandro Tanaka-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Juliano Cesar de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:13:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:13:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20276-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670536-
Descrição: dc.descriptionThe use of self-regulatory strategies of learning and understanding the motivational related factors can contribute significantly to achieving academic success. Knowing this, he tried to work through this develop a tool to help students develop strategies autoregulators learning. The proposed instrument was created from bibliographic studies and Business Model Canvas tool. Pre-tests to verify the possibilities of application were carried out in addition to the difficulties that could be encountered in use and what could be improved for ease of use. The study demonstrated that the developed instrument can help in planning and monitoring of study contributing to the self-regulation of learning.-
Descrição: dc.descriptionA utilização de estratégias autorreguladoras da aprendizagem e a compreensão dos fatores motivacionais podem contribuir de forma significativa para obtenção do sucesso acadêmico e formação de alunos autônomos, críticos e reflexivos. Sabendo disso, este trabalho teve por objetivo elaborar um instrumento para ajudar os alunos no desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem. O instrumento foi elaborado utilizando como modelo a ferramenta Moldel Bussiness Canvas. Realizou-se uma aplicação piloto do instrumento com um grupo de dez alunos durante duas semanas para verificar sua efetividade e coletar sugestões de melhoria. A partir das sugestões de melhoria uma nova versão do instrumento foi apresentada. O trabalho demonstrou que o instrumento elaborado pode ajudar no planejamento e monitoramento do estudo contribuindo para autorregulação da aprendizagem. Sugere-se que novas aplicações pilotos com um tempo maior de utilização do instrumento possam trazer novas contribuições.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMetacognição-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectMetacognition-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL-
Título: dc.titleElaboração de instrumento para o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem a partir da ferramenta Model Business Canvas-
Título: dc.titleInstrument of development for the development of strategies autoregulators learning from the Business Model Canvas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.