O uso do jornal em sala de aula: percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRovaris, Nelci Aparecida Zanette-
Autor(es): dc.contributorRovaris, Nelci Aparecida Zanette-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorRovaris, Nelci Aparecida Zanette-
Autor(es): dc.creatorSantos, Lyne Claide Menezes dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:13:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:13:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21067-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670481-
Descrição: dc.descriptionThe media are tools to support teaching and learning process and the reading taken through these tools are present in the current school context. In referring to the education sector, the media have always been present in education, however, often suffered some resistance in relation to its application in the school context. Thus, this work has as its theme the newspaper's use in the classroom as teaching practice tool for encouraging reading in elementary school I. The methodology includes a qualitative research studies whose base is literature on the newspaper's use in the room class research and field data collected from a closed questionnaire to verify the behavior of students with regard to reading the printed newspaper and online. As a result of the research showed that the newspaper reading print or online, for most students surveyed occurs exclusively in the classroom and a few times a year, making it the newspaper is little used as a teaching resource.-
Descrição: dc.descriptionOs meios de comunicação são ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem e a leitura feita através destas ferramentas se fazem presentes no contexto escolar atual. No que se referem à área educacional, as mídias sempre estiveram presentes na educação, porém, não raras vezes, sofreu certa resistência, em relação a sua aplicação no contexto escolar. Desta forma, este trabalho tem como temática o uso do jornal em sala de aula como ferramenta prática pedagógica para o incentivo à leitura no Ensino Fundamental I. A metodologia engloba uma pesquisa qualitativa cuja base de estudos é bibliográfica sobre o uso do jornal na sala de aula e pesquisa de campo com dados coletados a partir de um questionário fechado para verificação do comportamento dos alunos com relação à leitura do jornal impresso e online. Como resultado da pesquisa observou-se que a leitura de jornal impresso ou online, para a maioria dos alunos pesquisados ocorre exclusivamente em sala de aula e algumas vezes ao ano, sendo assim o jornal é pouco utilizado como um recurso pedagógico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação de massa e educação-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo à leitura-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento crítico-
Palavras-chave: dc.subjectMass media and education-
Palavras-chave: dc.subjectReading promotion-
Palavras-chave: dc.subjectCritical thinking-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO uso do jornal em sala de aula: percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.