Análise estrutural de chassi tubular

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Autor(es): dc.contributorRossetto, Diego Rizzotto-
Autor(es): dc.contributorCorrea, Fabio Junkes-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Fábio Rodrigo Mandello-
Autor(es): dc.contributorRossetto, Diego Rizzotto-
Autor(es): dc.creatorMaziero, Osvaldo Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:13:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:13:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24813-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670436-
Descrição: dc.descriptionThis work consists in a dynamic and static study about two chassis, destined to energy efficiency competitions, followed by a comparative analaysis of the models’ structural behavior. The active loads on the vehicles were determined through concepts of vehicular dynamics. With the support of computational simulations, responses were obtained regarding stresses and deformations, which, along with the calculations of vehicles dynamics, complete the information base to compare the two chassis. The analyzes shows that stresses and deformations remain constant in most of the structure and the torcional stiffness of model 1 is 5,14% higher than model 2.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho consiste em analisar o comportamento dinâmico e estático de dois modelos de chassis, destinados a competições de eficiência energética, seguido de uma análise comparativa do comportamento estrutural dos modelos. As cargas atuantes nos veículos foram determinadas através de conceitos de dinâmica veicular. Com o auxílio de simulações computacionais obteve-se respostas referentes a tensões e deformações que, junto com os cálculos de dinâmica veicular completaram a base de informações para confrontar os dois chassis. As análises mostram que as tensões e as deformações se mantêm constante na maior parte da estrutura e a rigidez torcional do modelo 1 apresentou-se 5,14% maior que o modelo 2.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia elétrica - Medição-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia elétrica - Consumo-
Palavras-chave: dc.subjectDinâmica estrutural-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise estrutural (Engenharia)-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos-
Palavras-chave: dc.subjectElectric power - Measurement-
Palavras-chave: dc.subjectElectric power consumption-
Palavras-chave: dc.subjectStructural dynamics-
Palavras-chave: dc.subjectStructural analysis (Engineering)-
Palavras-chave: dc.subjectVehicles-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleAnálise estrutural de chassi tubular-
Título: dc.titleStructural analysis of tubular chassis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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