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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rossetto, Diego Rizzotto | - |
Autor(es): dc.contributor | Correa, Fabio Junkes | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Fábio Rodrigo Mandello | - |
Autor(es): dc.contributor | Rossetto, Diego Rizzotto | - |
Autor(es): dc.creator | Maziero, Osvaldo Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:13:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:13:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24813 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670436 | - |
Descrição: dc.description | This work consists in a dynamic and static study about two chassis, destined to energy efficiency competitions, followed by a comparative analaysis of the models’ structural behavior. The active loads on the vehicles were determined through concepts of vehicular dynamics. With the support of computational simulations, responses were obtained regarding stresses and deformations, which, along with the calculations of vehicles dynamics, complete the information base to compare the two chassis. The analyzes shows that stresses and deformations remain constant in most of the structure and the torcional stiffness of model 1 is 5,14% higher than model 2. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho consiste em analisar o comportamento dinâmico e estático de dois modelos de chassis, destinados a competições de eficiência energética, seguido de uma análise comparativa do comportamento estrutural dos modelos. As cargas atuantes nos veículos foram determinadas através de conceitos de dinâmica veicular. Com o auxílio de simulações computacionais obteve-se respostas referentes a tensões e deformações que, junto com os cálculos de dinâmica veicular completaram a base de informações para confrontar os dois chassis. As análises mostram que as tensões e as deformações se mantêm constante na maior parte da estrutura e a rigidez torcional do modelo 1 apresentou-se 5,14% maior que o modelo 2. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia elétrica - Medição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia elétrica - Consumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dinâmica estrutural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise estrutural (Engenharia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric power - Measurement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric power consumption | - |
Palavras-chave: dc.subject | Structural dynamics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Structural analysis (Engineering) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vehicles | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Análise estrutural de chassi tubular | - |
Título: dc.title | Structural analysis of tubular chassis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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