Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sola, Antonio Vanderley Herrero | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9453418924213269 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pontes, Joseane | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0023133185335184 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Vanina Macowski Durski | - |
Autor(es): dc.contributor | Piekarski, Cassiano Moro | - |
Autor(es): dc.contributor | Resende, Luis Mauricio de Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Sola, Antonio Vanderley Herrero | - |
Autor(es): dc.creator | Peres, Clérito Kaveski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:13:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:13:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2286 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670362 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to propose a methodology for the classification of alternatives for opening innovation in Small and Medium Enterprises (SMEs). The structuring of the methodology went through two phases, a first relation to the theoretical basis and a second mathematical basis. On the theoretical basis a bibliographic portfolio was elaborated on the subject that serves as the basis for bibliometric and systematic analyzes. The results of the bibliographic analysis reveal that the literature on topic AI in SMEs, although increasing, is not yet consolidated. Through the systematic analysis of the content of the identified articles 18 alternatives and 29 variables were grouped into 4 criteria related to the process of opening innovation in SMEs. In the mathematical base, second stage, a methodology was structured through the ELECTRE TRI method steps. The methodology has the steps that allow a classification of the alternatives in a structured way, according to the predefined classes. Subsequently, the methodology was implemented, for testing, in 3 companies from different sectors of the economy. The results indicate the different levels of performance in the following criteria: 2.57; 2.37 e; 1.74 for enterprises 1; 2 e; 3, respectively, on a scale of 0 to 4. The result of the classification of alternatives to open innovation in class "A", considered a class more favorable to the company, 50% of the alternatives for the company 1, 28% for the Company 2 and 11% for Company 3. When considering a scenario of improvement, a 10% increase in the weight of the companies' critical criteria was implemented. With this variation 72% of the alternatives for class "A" were adopted for company 1, and 22% for company 3. With this, it can be verified that the increase there is no level of capacity of the companies can lead to an increase Significant reallocated alternatives in upper classes. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivo propor uma metodologia para a classificação de alternativas de abertura da inovação em Pequenas e Médias Empresas (PMEs). A estruturação da metodologia passou por duas etapas, a primeira relacionada à base teórica e a segunda à base matemática. Na base teórica foi elaborado um portfólio bibliográfico sobre o tema que forneceu base às análises bibliométricas e sistemática. Os resultados da análise bibliométrica revelaram que a literatura sobre o tema Inovação Aberta (IA) em PMEs, apesar de crescente, ainda não está consolidada. Por meio da análise sistemática do conteúdo dos artigos foram identificadas 18 alternativas e 29 variáveis, que foram agrupadas em 4 critérios, relacionados ao processo de abertura de inovação nas PMEs. Na base matemática, segunda etapa, foi estruturada a metodologia por meio das etapas previstas pelo método ELECTRE TRI. A metodologia conta com oito etapas que possibilitam uma classificação das alternativas de forma estruturada, de acordo com as classes pré-definidas. Posteriormente, a metodologia foi implementada, para teste, em 3 empresas de diferentes setores da economia. Os resultados apontaram diferentes níveis de desempenho nos critérios relacionados às capacidades de cada empresa, sendo: 2,57; 2,37 e; 1,74 para as empresas 1; 2 e; 3, respectivamente, em uma escala de 0 a 4. O resultado da classificação das alternativas de abertura da inovação alocou na classe “A”, considerada a classe mais favorável às empresas, 50% das alternativas para a Empresa 1, 28% para a Empresa 2 e 11% para a Empresa 3. Ao se considerar um cenário de melhoria, foi implementado um aumento de 10% no peso do critério crítico de cada empresa. Com esta variação foram alocadas 72% das alternativas na classe “A” para a Empresa 1, e 22% para a Empresa 3. Para a Empresa 2 não houve reclassificação. Com estes resultados, pôde-se verificar que o aumento no nível de capacidade das empresas pode levar a um aumento significativo de alternativas realocadas em classes superiores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pequenas e médias empresas - Inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de suporte de decisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Small business - Technological innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decision support systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Production engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de Produção | - |
Título: dc.title | Proposta de uma metodologia para a classificação de alternativas de abertura da inovação em pequenas e médias empresas | - |
Título: dc.title | Proposal of a methodology for the classification of alternatives to open innovation in small and medium enterprises | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: