Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lamb, Juliano Rodrigo | - |
Autor(es): dc.creator | Siqueira, João Carlos Varão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:13:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:13:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13434 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670326 | - |
Descrição: dc.description | This work aims to develop an experimental study of the technologies needed for the integration of collaborative services in the educational environment MOODLE, as well as demonstrate how this relationship (collaboration software x MOODLE) occurs, which is somehow involved the issue of access through authentication single sign-on (SSO) security protocols and other issues addressed in this work. However, the necessary infrastructure to allow that there is a decreased demand for applications on local servers, and provide a greater sharing of information in the educational environment with the use of integrated tools such as Gmail, Docs, Calendar, which are constantly evolving / update (service provider), which also makes the lower the cost of maintaining these solutions. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo experimental das tecnologias necessárias para integração de serviços colaborativos no ambiente educacional MOODLE, bem como demonstrar como essa relação (softwares colaborativos x MOODLE) acontece, o que está de alguma forma envolvida a questão de autenticação do acesso através de logon único (Single Sign-On – SSO), protocolos de segurança e outras questões abordadas nesta obra. No entanto, possibilitar a infraestrutura necessária para que haja uma redução na demanda por solicitações nos servidores locais, além de prover um maior compartilhamento das informações no ambiente educacional com o uso de ferramentas integradas tais como: Gmail, Docs, Agenda, que estão em constante evolução/atualização (pelo provedor de serviços), o que também se torna reduzido o custo em manutenção destes tipos de soluções. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | CVS (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software de aplicação - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | CVS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Application software - Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
Título: dc.title | Integração e modularização no ambiente educacional moodle: um estudo experimental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: