Integração e modularização no ambiente educacional moodle: um estudo experimental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLamb, Juliano Rodrigo-
Autor(es): dc.creatorSiqueira, João Carlos Varão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:13:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:13:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-11-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13434-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670326-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to develop an experimental study of the technologies needed for the integration of collaborative services in the educational environment MOODLE, as well as demonstrate how this relationship (collaboration software x MOODLE) occurs, which is somehow involved the issue of access through authentication single sign-on (SSO) security protocols and other issues addressed in this work. However, the necessary infrastructure to allow that there is a decreased demand for applications on local servers, and provide a greater sharing of information in the educational environment with the use of integrated tools such as Gmail, Docs, Calendar, which are constantly evolving / update (service provider), which also makes the lower the cost of maintaining these solutions.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo experimental das tecnologias necessárias para integração de serviços colaborativos no ambiente educacional MOODLE, bem como demonstrar como essa relação (softwares colaborativos x MOODLE) acontece, o que está de alguma forma envolvida a questão de autenticação do acesso através de logon único (Single Sign-On – SSO), protocolos de segurança e outras questões abordadas nesta obra. No entanto, possibilitar a infraestrutura necessária para que haja uma redução na demanda por solicitações nos servidores locais, além de prover um maior compartilhamento das informações no ambiente educacional com o uso de ferramentas integradas tais como: Gmail, Docs, Agenda, que estão em constante evolução/atualização (pelo provedor de serviços), o que também se torna reduzido o custo em manutenção destes tipos de soluções.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectCVS (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware de aplicação - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectCVS-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectApplication software - Development-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas-
Título: dc.titleIntegração e modularização no ambiente educacional moodle: um estudo experimental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.