Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zarelli, Paula Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | Zarelli, Paula Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | Follmann, Neimar | - |
Autor(es): dc.contributor | Follmann, Elizandra Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Zavadski, Elisangela da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:13:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:13:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26403 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670303 | - |
Descrição: dc.description | This study presents researches and reflections on public management, competencies, leadership and their theoretical correlations. In Brazil, public administration has been transformed over the years, and currently seeks to focus on the development of staff skills, especially with the policy of training and development of people instituted by Decree 5,707 / 2006. In this context, public managers must follow the changes and develop relevant competencies to achieve the expected results. Therefore, the purpose of the present research is to investigate and analyze the view of administrative technical servers of a public higher education institution (UTFPR - Câmpus Pato Branco) on the most important competences for leadership in public management. The instrument used to collect data from the servers was a questionnaire, listing competences in three groups (knowledge, skills and attitudes), and it was possible to identify those considered more important by them. The results showed that are prioritized the knowledge related to the routine of activities, the abilities to lead the group, and the attitudes that the leader reflects in his relationship with the team. It is hoped that the results extracted from this study may be useful to the administration of the researched institution, which may use them to plan actions aimed at training and development of managers. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo apresenta pesquisas e reflexões sobre a gestão pública, competências, liderança e suas correlações teóricas. No Brasil, a administração pública se transformou ao longo de anos, e atualmente busca focar no desenvolvimento de competências dos servidores, especialmente com a política de capacitação e desenvolvimento de pessoas instituída pelo Decreto nº 5.707/2006. Nesse contexto, os gestores públicos devem acompanhar as mudanças e desenvolver as competências pertinentes para atingir os resultados esperados. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é investigar e analisar a visão de servidores técnicos administrativos de uma instituição pública de ensino superior (UTFPR - Câmpus Pato Branco) sobre as competências mais importantes para a liderança na gestão pública. O instrumento utilizado para a coleta de dados junto aos servidores foi um questionário, elencando competências em três grupos (conhecimentos, habilidades e atitudes), sendo possível identificar aquelas consideradas mais importantes pelos mesmos. Os resultados mostraram que se priorizam os conhecimentos ligados à rotina de atividades, as habilidades para conduzir o grupo, e as atitudes que o líder reflete na sua relação com a equipe. Espera-se que os resultados extraídos deste estudo possam vir a ser úteis à administração da instituição pesquisada, que poderá utilizá-los para o planejamento de ações voltadas ao treinamento e desenvolvimento dos gestores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | MBA em Recursos Humanos | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências essenciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de pessoal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capital humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Core competencies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personnel management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human capital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leadership | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | - |
Título: dc.title | Mapeamento de competências para liderança na gestão pública | - |
Título: dc.title | Mapping competencies for leadership in public management | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: