Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWild, Rafael-
Autor(es): dc.contributorWild, Rafael-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Wellton Costa de-
Autor(es): dc.contributorSato, Gustavo Yuji-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Marcos Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:13:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:13:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11596-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670287-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents the development of a simple experimental electromechanical prototype, which is assembled using components that can be found at low cost or reusing some recyclable materials, and with an Arduino board, using Scratch block programming language. The goal is to assist in the process of developing logical thinking in an interactive and attractive way, creatint a real and concrete programmable prototype, whose programming is not only in the virtual world, but is implemented in real world. The work points out activities with potential to enable and develop thinking skills, programming and manipulation of the concrete world.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo eletromecânico de experimentação simples, cuja montagem foi realizada com componentes que podem ser encontrados a baixo custo e com reaproveitamento de alguns materiais recicláveis, e com uma placa Arduino, utilizando a linguagem de programação em blocos do Scratch. Este projeto se apresenta para auxiliar no processo de desenvolvimentos do raciocínio lógico, de maneira interativa e atraente. Seu objetivo é criar de forma real e concreta um protótipo programável, cuja programação não fica somente no mundo virtual, mas as implementa em ações reais e objetivas. O trabalho aponta atividades com potencial para capacitar e desenvolver habilidades de raciocínio, programação e manipulação do mundo concreto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherFrancisco Beltrao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Informática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectArduino (Controlador programável)-
Palavras-chave: dc.subjectProtótipos-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectScratch (Computer program language)-
Palavras-chave: dc.subjectArduino (Programmable controller)-
Palavras-chave: dc.subjectPrototypes-
Palavras-chave: dc.subjectComputer programming-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO-
Título: dc.titleUso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.