Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferruzzi, Elaine Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3378-5185 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0067396155971520 | - |
Autor(es): dc.contributor | Borssoi, Adriana Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1725-6307 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1393224739848502 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferruzzi, Elaine Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3378-5185 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0067396155971520 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Jonei Cerqueira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://orcid.org/0000-0002-4072-6442 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4435435120326646 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Karina Alessandra Pessoa da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1766-137X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4960826662569812 | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Leandro Caciolato de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:12:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:12:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24587 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670248 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Histórias das minhas salas de aula. | - |
Descrição: dc.description | The present research, of qualitative nature, deals with communication in Mathematical Research activities. The main objective was identifying characteristics of the communication that occur in Mathematical Research activities developed in the classroom. The analyzed data come from three different contexts with the application of the same activity in these three contexts: Higher Education, Mini Course of the XV EPREM and in High School. For Mathematical Research, we highlight the communications characteristics of mathematical nature and referrals, which we divide into three categories, the first with the purpose of explanations, doubts, questions, understanding of mathematical concepts and numerical calculations, the second has the purpose of presenting, suggesting or discussing referrals for the activity and the third one fits the objectives of provoking/instigating the interlocutors to reflect and analyze the adopted procedure. These characteristics of the statements were evidenced in each sentence emerging in the development of the activity in the three researched contexts. The results allowed us to highlight eleven characteristics distributed in the three categories which we classified as conceptual statements, procedural statements and guiding statements. We infer that the Mathematical Research provides an opportunity for interaction with mathematical concepts, terms and objects. Yet, in the contexts in which our research was developed, the analysis allowed us to highlight that Mathematical Research provided opportunity for active participation of students, emerging communications with predominant mathematical characteristics followed by procedural ones. So, we can suggest that if the teacher's objective is the development of mathematical concepts, Mathematical Research has the potential to achieve this objective. As an educational product, we prepared material describing the “stories from my classrooms”, in which it is reported the significant advances that the program PPGMAT and this research have provided in the researcher’s teaching career. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa, de natureza qualitativa, versa sobre comunicação em atividades de Investigação Matemática. O objetivo principal foi identificar características da comunicação que ocorre em atividades de Investigação Matemática desenvolvidas na sala de aula. Os dados analisados decorem de três contextos diferentes, com a aplicação da mesma atividade nestes três contextos: Ensino Superior, Minicurso do XV EPREM e no Ensino Médio. Para a Investigação Matemática, evidenciamos nas comunicações características de cunho matemático e de encaminhamentos, as quais dividimos em três categorias, sendo a primeira com objetivos de explicações, dúvidas, questionamentos, compreensão de conceitos matemáticos e cálculos numéricos, a segunda com objetivos de apresentar, sugerir ou discutir encaminhamentos para a atividade e na terceira enquadra-se os objetivos de provocar/instigar os interlocutores à reflexão e análise referente ao procedimento adotado. Essas características das falas foram evidenciadas em cada frase emergente no desenvolvimento da atividade nos três contextos pesquisados. Os resultados nos permitiram evidenciar onze características distribuídas nas três categorias as quais classificamos como falas conceituais, falas procedimentais e falas norteadoras. Inferimos que a Investigação Matemática possibilita interações com conceitos, termos e objetos matemáticos. Ainda, nos contextos em que se desenvolveram nossa pesquisa, a análise nos permitiu evidenciar que, a Investigação Matemática oportunizou uma interação e participação ativa dos alunos, emergindo comunicações com características predominantes matemáticas seguida das procedimentais. Assim podemos sugerir que, se o objetivo do professor é o desenvolvimento de conceitos matemáticos, a Investigação Matemática possui potencial para atingir esse objetivo. Como produto educacional, elaboramos um material descrevendo as “histórias das minhas salas de aula”, no qual é relatado os avanços significativos que o programa PPGMAT e esta pesquisa proporcionaram na carreira docente do pesquisador. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | A comunicação em investigação matemática | - |
Título: dc.title | Communication in mathematical research | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: