Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Linlya Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalez, Mirian Maria Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Gimenes, Fabiane Christine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:12:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:12:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7383 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670222 | - |
Descrição: dc.description | This study aims to present a mapping of thesis and dissertations in graduate programs of Paraná state, whose theme relates to the use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC), in the teaching of mathematics. All the works were presented between2004 and 2015. To find the desired graduate programs, a survey was conducted in the Sucupira platform. 19 graduate programs were found, which through the bank of thesis and dissertations of each was obtained 16 studies on the use of Digital Technologies in mathematics teaching. This paper presents groups of thesis and dissertations, according to their objectives in their respective areas of interest, namely: Digital board, Information and Communication Technology, Software, Mathematical Modelling and Technology, Electronic games and Object Learning and Initial and Continuing Education. This is followed by the analysis of the theoretical basis of the work, then the analysis of the methodology and results. The analysis allowed us to reflect the use of TDIC in various perspectives, and meet some of its potentialities, it can be noted the difficulties presented by the teachers in using the TDIC in the classroom and the benefits it provides. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem o objetivo de apresentar um mapeamento de teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação do estado do Paraná, cuja temática refere-se ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), no ensino de matemática. Os trabalhos analisados estão compreendidos entre 2004 e 2015. Para encontrar os programas de pós-graduação desejados, foi realizada uma pesquisa na plataforma Sucupira. Foram encontrados 19programas de pós-graduação, e por meio do banco de teses e dissertações de cada um, obteve-se 16 trabalhos referentes ao uso de Tecnologias Digitais no ensino de matemática. Neste trabalho são apresentados agrupamentos das teses e dissertações, de acordo com seus objetivos em suas respectivas áreas de interesse, sendo elas: Lousa Digital, Tecnologias de Informação e Comunicação, Softwares, Modelagem Matemática e Tecnologia, Jogos Eletrônicos e Objeto de Aprendizagem e Formação Inicial e Continuada. Em seguida é feita a análise sobre a fundamentação teórica dos trabalhos, seguida da análise da metodologia e resultados. A análise nos permitiu refletir sobre o uso das TDIC em várias perspectivas, além de conhecer algumas de suas potencialidades, pudemos perceber as dificuldades apresentadas pelos professores para a utilização das TDIC na sala de aula e também os benefícios que elas oferecem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Um mapeamento de pesquisas desenvolvidas no Paraná sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: