Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cleverson Gonçalves dos | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Paula Regina dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:12:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:12:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21975 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670211 | - |
Descrição: dc.description | Assuming that teacher training should be a continuous process of acquiring knowledge for the teaching profession and professional identity construction. This paper proposes a reflection on the pedagogical importance of the trial and its implications for the training of teachers of Biological Sciences and Chemistry. Through discourse analysis of teachers working in science education, teaching for characterizing the formation and consolidation of the teaching profession. This paper is divided into two parts, the first corresponds to the theoretical construction, in which we highlight the initial and continuing training of teachers, the importance of experimentation and laboratory teaching. The second part presents the methodological foundations, where the parameters are defined for this research as well as the procedures adopted. Justifying the choice of forums Virtual Learning Environment (VLE) as objects of research as well as the characterization of its participants, the instruments used, the processing of data, analysis and discussion of results. In closing remarks by reflecting the contents worked on the research suggest the need for a new look at the process of teacher training. | - |
Descrição: dc.description | Partindo do pressuposto que a formação docente deve ser um processo contínuo de aquisição de conhecimento para o exercício da docência e construção da identidade profissional, o presente trabalho propõe uma reflexão sobre a importância pedagógica da experimentação e suas implicações no processo de formação do professor de Ciências Biológicas e Química, através da análise do discurso de professores atuantes no ensino de ciências, caracterizou-se a formação para docência e a consolidação do profissional docente. Este trabalho está dividido em duas partes: a primeira corresponde a construção da fundamentação teórica, na qual destaca-se a formação inicial e continuada do docente, a importância da experimentação e o laboratório de ensino e na segunda parte onde são apresentadas as bases metodológicas, onde são definidos os parâmetros para a realização desta pesquisa, assim como os procedimentos adotados. Justificando-se a escolha dos fóruns do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como objetos da pesquisa, assim como a caracterização de seus participantes, os instrumentos utilizados, o tratamento dos dados e a análise e discussão dos resultados. Nas considerações finais através da reflexão dos conteúdos trabalhados na pesquisa sugere-se a necessidade de um novo olhar para o processo de formação do docente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | A importância da experimentação na formação inicial e suas implicações no processo de ensino e na práxis dos professores de ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: