A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil

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Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.creatorVanzella, Carla Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:12:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:12:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20675-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670203-
Descrição: dc.descriptionEste artigo realizou uma discussão sobre a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil na primeira etapa da educação básica, com crianças de 0 a 05 anos. Pois, o brincar é uma ferramenta de suma importância para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, social e cultural da criança. Sendo, o professor peça fundamental na mediação entre a criança e as atividades recreativas. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo mostrar que os jogos e brincadeiras não são apenas diversão, mas também uma atividade de aprendizagem para a criança, proporcionando um conhecimento próprio e a percepção do mundo por meio das brincadeiras. Também teve como objetivo destacar a importância da preparação do profissional da área da educação infantil, para conduzir as atividades lúdicas alcançando os resultados de aprendizagem almejados. Destacando-se entre as contribuições do brincar na educação infantil: a construção da personalidade; da autoestima; a criatividade, desenvolvimento do raciocínio. Sendo essa uma pesquisa descritiva e bibliográfica, portanto, investigou-se o brincar na educação infantil, acreditando-se que as brincadeiras sejam essenciais para adquirir conhecimento e formação da criança, destacando a importância das atividades recreativas como estratégias para atingir bons resultados na aprendizagem. Dessa maneira, é perceptível a importância do brincar na educação infantil, porém, a falta de informação, de espaço adequado, das tecnologias avançadas ou mesmo de tempo dos pais, são fatores que atrapalham o brincar nessa faixa etária podendo prejudicar o desenvolvimento futuro da criança.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas do Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectImaginação-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectImagination-
Palavras-chave: dc.subjectReasoning in children-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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