Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Pedro Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Edilson da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Livi, Vanderléia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:12:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:12:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14827 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670181 | - |
Descrição: dc.description | Nowadays, teaching is becoming increasingly dynamic, constantly schools have been innovative processing stage, both in the pedagogical, or by the insertion of new technologies in teaching and learning. The search for different methods of traditional causes new methodologies will be part of the teaching-learning process. The use of teaching resources is a way to put students in direct contact with the theory applied, making the learning process is significant. When the practice developed is related to the everyday student, approaching the same as your reality and also at the same time addressing ways to preserve the environment, causes awaken in a new student environmental awareness and interest in learning the content taught. The aim of this study was to apply a teaching resource that would enable students to link theory with practice, and also taking the same to reflect on environmental issues through applied practice, using frying oil and residual oil radish in manufacture of soap. The methodology achieved a good result, taking the student to a better understanding about the subject worked, arousing the same curiosity and enthusiasm to develop a practice that is related to their daily life, thus broadening their knowledge. | - |
Descrição: dc.description | Atualmente, o ensino está se tornando cada vez mais dinâmico, constantemente as escolas tem sido palco de transformações inovadoras, tanto na parte pedagógica, ou pela inserção de novas tecnologias no ensino-aprendizagem. A busca por novos métodos, diferentes dos tradicionais e a implantação de novas tecnologias vêm fazendo parte do ensino-aprendizagem. O uso de recursos didáticos no ensino médio é uma forma de colocar os alunos em contato direto com a teoria aplicada, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Quando a prática desenvolvida está relacionada com o cotidiano do aluno, aproximando o mesmo da sua realidade e também, ao mesmo tempo abordando formas de preservar o meio ambiente, passa a despertar no aluno uma nova consciência ambiental e interesse em aprender o conteúdo ensinado. O objetivo desse estudo foi aplicar um recurso didático que permitisse ao aluno vincular a teoria com a prática, levando o mesmo a refletir sobre as questões ambientais através do trabalho realizado, utilizando óleo residual de fritura e óleo de nabo forrageiro na produção do sabão. A prática aplicada obteve um bom resultado, permitindo ao aluno uma melhor compreensão sobre o assunto trabalhado, despertando no mesmo a curiosidade e o entendimento ao desenvolver uma prática que está relacionada a sua vida diária, ampliando assim seus conhecimentos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química (Ensino médio) - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ácidos graxos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Óleos e gorduras - Reaproveitamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry (High School) - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fatty acids | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oils and fats - Recycling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Química | - |
Título: dc.title | Preparação de sais sódicos de ácidos graxos (triglicerídeos) insaturados a partir de óleo de nabo forrageiro e óleo de fritura | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: