A comunicação interna e o impacto na atuação do servidor público: estudo de caso na UTFPR Curitiba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTonon, Leonardo-
Autor(es): dc.contributorTonon, Leonardo-
Autor(es): dc.contributorCalderari, Egon Bianchini-
Autor(es): dc.contributorLima, Luciana Vieira de-
Autor(es): dc.creatorStein, Ketlyn Ferraz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:12:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:12:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26392-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670162-
Descrição: dc.descriptionThis research discusses the theme of organizational communication in public administration, focusing on one of the boards of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) in the city of Curitiba. The general objective was to analyze how the communication process between administrative departments impacts the performance of the servers. The specific objectives were intended to identify how the communication processes between the leader and his followers are established; how interdepartmental communication is established, and analyzing how improving internal communication can help improve the work of civil servants. Three focus of analysis were defined: communication between leader and followers; interdepartmental communication; and intradepartmental communication. In this sense, the research was carried out in two phases: first there was the application of a questionnaire to civil servants who did not work in leadership positions and, subsequently, interviews were conducted with civil servants working in management positions. From the data identified, it was possible to verify that there is a predominance in the use of informal communication between subordinates and their bosses and the use of formal channels in interdepartmental communication. The survey also identified suggestions aimed at improving communication processes, such as improving the organization of meetings, standardizing some forms of communication and intensifying feedbacks. In summary, in general, the institution’s communication is considered good by the research participants, but it is worth emphasizing the importance of the organization carrying out a strategic planning of its communication to achieve the objectives and assist in the exchange of information and improvement of the work environment job.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa debate a respeito do tema comunicação organizacional na administração pública, com foco em uma das diretorias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Curitiba. O objetivo geral consistiu em analisar como o processo de comunicação entre departamentos administrativos de uma mesma diretoria impacta na atuação dos servidores. Os objetivos específicos pretendem identificar como se estabelecem os processos de comunicação entre líder e seus liderados; como se estabelece a comunicação interdepartamental e, analisar como a melhoria da comunicação interna pode auxiliar na melhora da performance dos servidores. Foram definidos três focos de análise: a comunicação entre líder e liderados; a comunicação interdepartamental; e a comunicação intradepartamental. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada em duas fases: primeiramente houve a aplicação de questionário aos servidores que não atuavam em cargos de liderança e, posteriormente foram realizadas entrevistas com servidores atuantes em cargos de gestão. A partir da análise dos dados foi possível verificar que há uma pequena predominância na utilização da comunicação informal dos subordinados com seus chefes e na utilização de canais formais na comunicação interdepartamental. A pesquisa ainda identificou sugestões com vistas à melhoria dos processos de comunicação, sendo que estas permearam questões voltadas a melhor organização das reuniões, padronização de algumas formas de comunicação e feedbacks. Em suma, de maneira geral, a comunicação da instituição é considerada boa pelos participantes da pesquisa, porém vale ressaltar a importância de que a organização realize um planejamento estratégico de sua comunicação para atingir os objetivos e auxiliar na troca de informações e melhora do ambiente de trabalho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização MBA em Gestão Empresarial-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação nas organizações-
Palavras-chave: dc.subjectServidores públicos-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication in organizations-
Palavras-chave: dc.subjectPublic officers-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS-
Título: dc.titleA comunicação interna e o impacto na atuação do servidor público: estudo de caso na UTFPR Curitiba-
Título: dc.titleThe internal communication and their performance impacts on the public servant: case study at UTFPR Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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