Aplicação de jogos matemáticos como recurso didático no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbeta, Claudia de Faria-
Autor(es): dc.contributorBarbeta, Claudia de Faria-
Autor(es): dc.contributorDalto, Jader Otavio-
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMendonça, Rafaela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:12:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:12:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20321-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670113-
Descrição: dc.descriptionThe present work was elaborated based on theoretical studies regarding the use of the game with the support of technological tools as methodology in the teaching of mathematics in high school. Firstly, we analyzed the term game and the types of games existing, and the importance of this methodological resource in mathematics classes. Next, a theoretical framework was developed for the elaboration of a lesson plan with the use of games, and their possible applications. Finally, we applied the planned class with a field research with the students of High School in order to verify the lags in the area of mathematics and the possibilities of pedagogical interventions, and how these influences collaborate to the best learning of the mathematical concepts in the occurrence of the game.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho foi elaborado com base em estudos teóricos referente à utilização do jogo com apoio de ferramentas tecnológicas como metodologia no ensino da matemática no ensino médio. Primeiramente analisou-se o termo jogo e os tipos de jogos existentes, e a importância deste recurso metodológico nas aulas de matemática. Em seguida foi produzido um referencial teórico para a elaboração de um plano de aula com a utilização de jogos, e suas possíveis aplicações. Por fim efetivou a aplicação da aula planejada com uma pesquisa de campo com os alunos do Ensino Médio a fim de verificar as defasagens na área de matemática e as possibilidades de intervenções pedagógicas, e como tais influências colaboram para o melhor aprendizado dos conceitos matemáticos na ocorrência de jogo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação Matemática e Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectJogos no ensino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectDidática (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectGames in mathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleAplicação de jogos matemáticos como recurso didático no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.