A função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Teresinha Carletto-
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Teresinha Carletto-
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Teresinha Carletto-
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Teresinha Carletto-
Autor(es): dc.creatorSilva, Jocilene Terezinha Velasco da-
Autor(es): dc.creatorDebald, Blasius Silvano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:12:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:12:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21060-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670041-
Descrição: dc.descriptionTrabalho apresentado no IV Congresso Internacional de Educação-
Descrição: dc.descriptionA finalidade da pesquisa foi analisar a função desempenhada pelos docentes na Educação Infantil, a partir do cotidiano e as atividades desenvolvidas em um Centro Municipal de Educação Infantil do extremo Oeste do Paraná. A função docente na Educação Infantil tem sua pertinência quando se analisa o discurso e a prática dos docentes, como também, a teoria e o praticado nas instituições. Para a realização da pesquisa foi necessário além de formação teórica, vivência e reflexões sobre a organização e o cotidiano da Educação Infantil. A pesquisa se desenvolveu por meio da observação direta das atividades do grupo estudado, e de entrevista com os profissionais no intuito de captar o que ocorre no grupo. A Educação Infantil no âmbito educacional obteve inúmeros avanços. Do assistencialismo ao atendimento não adequado, passou a ser amparada por lei e reconhecida como primeira etapa da Educação Básica. Nesse contexto averiguaram-se as condições que os docentes realizam suas funções no espaço educacional e o reconhecimento dos mesmos na figura de docente no exercício efetivo de suas práticas diárias. Na contemporaneidade o professor tem assumido cada vez mais responsabilidades que não são pertinentes a sua função e acabam culminando em um distanciamento entre o ideal almejado pela profissão, levando a precarização da sua função.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Eficiência-
Palavras-chave: dc.subjectEficácia no ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento educacional-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher effectiveness-
Palavras-chave: dc.subjectEffective teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducational planning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.