Como apresentar programação para crianças? Envolver para desmistificar, valorizar para implementar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marilia Abrahão-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marilia Abrahão-
Autor(es): dc.contributorEmer, Maria Claudia Figueiredo Pereira-
Autor(es): dc.contributorSetti, Mariangela de Oliveira Gomes-
Autor(es): dc.creatorCyulik, Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:12:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:12:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9216-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670033-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa apresenta uma proposta de desenvolvimento de um jogo para ensino de programação para crianças com técnicas participativas, que permitem colocar nas mãos do usuário o desenvolvimento do artefato. Para isso, foi proposta a aplicação de técnicas participativas com indivíduos pertencentes ao público-alvo, crianças estudantes do ensino básico e fundamental, com faixa etária de 5 a 9 anos. As análises das atividades realizadas permitiram o desenvolvimento de um modelo que originou um jogo desenvolvido utilizando a ferramenta Construct 2. Com o artefato foi possível realizar uma validação com profissionais da área da educação para averiguar se houve, ou não, sucesso no desenvolvimento do jogo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Sistemas de Informação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação (Computadores) - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectInterfaces de usuário (Sistemas de computação)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectComputer programming-
Palavras-chave: dc.subjectComputer programming - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectUser interfaces (Computer systems)-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO-
Título: dc.titleComo apresentar programação para crianças? Envolver para desmistificar, valorizar para implementar-
Título: dc.titleHow to present programming for children? Involve to demystify, enhance to implement-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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