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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marilia Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marilia Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | Emer, Maria Claudia Figueiredo Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Setti, Mariangela de Oliveira Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Cyulik, Lucas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:12:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:12:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9216 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670033 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta uma proposta de desenvolvimento de um jogo para ensino de programação para crianças com técnicas participativas, que permitem colocar nas mãos do usuário o desenvolvimento do artefato. Para isso, foi proposta a aplicação de técnicas participativas com indivíduos pertencentes ao público-alvo, crianças estudantes do ensino básico e fundamental, com faixa etária de 5 a 9 anos. As análises das atividades realizadas permitiram o desenvolvimento de um modelo que originou um jogo desenvolvido utilizando a ferramenta Construct 2. Com o artefato foi possível realizar uma validação com profissionais da área da educação para averiguar se houve, ou não, sucesso no desenvolvimento do jogo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Sistemas de Informação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação (Computadores) - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interfaces de usuário (Sistemas de computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer programming - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | User interfaces (Computer systems) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Como apresentar programação para crianças? Envolver para desmistificar, valorizar para implementar | - |
Título: dc.title | How to present programming for children? Involve to demystify, enhance to implement | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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