Capacidade de retenção de óleo diesel pela matéria orgânica presente em substratos de solo através do método de lixiviação simplificado

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRauen, Thalita Grando-
Autor(es): dc.contributorBravo, Claudia Eugênia Castro-
Autor(es): dc.contributorRauen, Thalita Grando-
Autor(es): dc.contributorBravo, Claudia Eugênia Castro-
Autor(es): dc.contributorFrança, Michelle Milanez-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Fernanda Joice-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:12:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:12:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11426-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670028-
Descrição: dc.descriptionContamination of environments by petroleum derivatives such as diesel oil is a worldwide concern. The main form of propagation of this type of pollutant occurs by small leaks, which accumulate cause great damages to the ecosystem. The organic matter is one of the main components responsible for the structure of the soil, directly affecting the percolation of the waters. In this aspect, the objective of this work was to characterize two different substrates contaminated with diesel oil and to relate this factor to the amount of organic matter present in them and to the oil and grease content of waters that percolate through these substrates. After characterizing the substrates, through a leaching test, it was possible to show that, in addition to the influence on the pH and the chemical oxygen demand, the increase in the amount of organic matter contributed to the reduction of dispersion of the diesel oil in the environment.-
Descrição: dc.descriptionA contaminação de ambientes por derivados do petróleo, como o óleo diesel é uma preocupação mundial. A principal forma de propagação desse tipo de poluente ocorre por pequenos vazamentos, que acumulados causam grandes prejuízos ao ecossistema. A matéria orgânica é um dos principais componentes responsáveis pela estrutura do solo afetando diretamente a percolação das águas. Nesse aspecto o presente trabalho teve por objetivos caracterizar dois substratos distintos contaminados com óleo diesel e relacionar este fator com a quantidade de matéria orgânica presente neles e com o teor de óleos e graxas de águas que percolaram por estes substratos. Despois de caracterizar os substratos, através de um teste de lixiviação, foi possível evidenciar que, além da influência no pH e na demanda química de oxigênio, o aumento da quantidade de matéria orgânica contribuiu para a diminuição da dispersão do óleo diesel no ambiente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherFrancisco Beltrao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Ambiental-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSolos - Poluição por óleo-
Palavras-chave: dc.subjectPetróleo - Derivados-
Palavras-chave: dc.subjectHumus-
Palavras-chave: dc.subjectPercolação-
Palavras-chave: dc.subjectOil polluition of soils-
Palavras-chave: dc.subjectPetroleum products-
Palavras-chave: dc.subjectHumus-
Palavras-chave: dc.subjectPercolation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS-
Título: dc.titleCapacidade de retenção de óleo diesel pela matéria orgânica presente em substratos de solo através do método de lixiviação simplificado-
Título: dc.titleEvaluation of the diesel retention capacity by organic matter presente in soil substrates using the simplified leaching method-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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