Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scheffler, Ismael | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Scheffler, Ismael | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.creator | Adelino, Cíntia de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:12:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:12:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25150 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669999 | - |
Descrição: dc.description | Para a elaboração do presente trabalho escolhemos uma obra de literatura com o gênero denúncia que retrata o contexto de violações de direitos de crianças e adolescentes. A obra elencada para o desenvolvimento do trabalho foi Crianças na Escuridão, de Júlio Emílio Braz (2018), obra literária que demonstra que temáticas como situação de vulnerabilidade, risco social e situação de rua, podem ser discutidas e retratadas por meio da literatura, pois esta possui uma função social. Desta forma, objetivamos neste estudo analisar como o autor retrata as mazelas das crianças em situação de rua. Para melhor organização, o presente trabalho foi estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo discute-se o conceito de infância. No segundo capítulo são abordados os conceitos de situação de vulnerabilidade, risco social e situação rua. No terceiro capítulo foi realizada a análise da obra Crianças na Escuridão. Por fim são apresentadas algumas considerações acerca do trabalho realizado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura e sociedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhood in literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature and society | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children in literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | Análise crítica do contexto social retratado na obra: Crianças na Escuridão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: