Realidade e expectativas de acesso ao ensino superior dos alunos do ensino público de uma escola da Grande São Paulo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.contributorSousa, Jennifer Caroline de-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Alecsandra Patricia Josepfina Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:12:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:12:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26250-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669990-
Descrição: dc.descriptionThiswork aims to understand and highlight some of the challenges faced by students at a public school in Greater São Paulo. For this purpose, a predominantly qualitative approach was used, based on a semi­structured research carried out in a focus group, thatis, 3rd year students. The passage of the student through high school is permeated by difficulties, among which stand out the lack of structure and resources, the lack of interest of the students, whether due to physical tiredness or the lack of perspectives for the future. Nevertheless, the distance from the university, whether public or private, in addition to the lack of dissemination of existing opportunities, makes higher education a reality often distant for most of these students.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca compreender e destacar alguns dos desafios enfrentados por estudantes de uma escola pública da Grande São Paulo. Para tanto usou­se uma abordagem predominantemente qualitativa, a partir de uma pesquisa semiestruturada realizada em um grupo focal, ou seja, alunos de 3º anos. A passagem do educando pelo ensino médio é permeada por dificuldades, dentre as quais, destacam­-se a falta de estrutura e recursos, o desinteresse dos alunos, seja pelo cansaço fisico ou pela falta de perspectivas para o futuro. Não obstante, o distanciamento com a universidade seja ela pública ou privada, além da falta de divulgação das oportunidades existentes fazem do ensino superior uma realidade muitas vezes distante para a maioria desses educandos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Orientação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Vocacional guidance-
Palavras-chave: dc.subjectPublic schools-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Higher-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleRealidade e expectativas de acesso ao ensino superior dos alunos do ensino público de uma escola da Grande São Paulo-
Título: dc.titleReality and expectations of access to higher education of students in public education of a school in Grande São Paulo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.