Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Jennifer Caroline de | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Alecsandra Patricia Josepfina Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:12:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:12:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26250 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669990 | - |
Descrição: dc.description | Thiswork aims to understand and highlight some of the challenges faced by students at a public school in Greater São Paulo. For this purpose, a predominantly qualitative approach was used, based on a semistructured research carried out in a focus group, thatis, 3rd year students. The passage of the student through high school is permeated by difficulties, among which stand out the lack of structure and resources, the lack of interest of the students, whether due to physical tiredness or the lack of perspectives for the future. Nevertheless, the distance from the university, whether public or private, in addition to the lack of dissemination of existing opportunities, makes higher education a reality often distant for most of these students. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca compreender e destacar alguns dos desafios enfrentados por estudantes de uma escola pública da Grande São Paulo. Para tanto usouse uma abordagem predominantemente qualitativa, a partir de uma pesquisa semiestruturada realizada em um grupo focal, ou seja, alunos de 3º anos. A passagem do educando pelo ensino médio é permeada por dificuldades, dentre as quais, destacam-se a falta de estrutura e recursos, o desinteresse dos alunos, seja pelo cansaço fisico ou pela falta de perspectivas para o futuro. Não obstante, o distanciamento com a universidade seja ela pública ou privada, além da falta de divulgação das oportunidades existentes fazem do ensino superior uma realidade muitas vezes distante para a maioria desses educandos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Orientação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Vocacional guidance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Realidade e expectativas de acesso ao ensino superior dos alunos do ensino público de uma escola da Grande São Paulo | - |
Título: dc.title | Reality and expectations of access to higher education of students in public education of a school in Grande São Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: