Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cantorani, José Roberto Herrera | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1792-0383 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0674726819843483 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pilatti, Luiz Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2679-9191 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4854832473320818 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pedroso, Bruno | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7905-2393 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3180182724063175 | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantorani, José Roberto Herrera | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1792-0383 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0674726819843483 | - |
Autor(es): dc.creator | Schlosser, Diego Fabricio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:12:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:12:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4889 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669986 | - |
Descrição: dc.description | The inclusion of People with Disabilities (PCDs) is a socially relevant issue that has occupied international and national scene. Technologies enable new forms of interaction, especially deaf ones, enhancing communication and learning skills. In this context, the aim of the present study was to develop software as an educational product for literacy in pounds and portuguese. The methodological character of the work was classified as developmental or technological research. The product was developed and based on Software Engineering concepts. It is comprised of two technologies, a system capable of assisting the creation of teaching assistants, validating and sharing literacy content for deaf teaching, and a mobile app that allows deaf students and teachers to interact with content. available on the platform. All tools used for product development are free, so the application is also free of charge. The finished product allows teachers to add words, letters, gifs and images, as well as register students and institutions. Students in turn have access only to the mobile application and with the "search" tool, access the searched content in word, letter and character form. Accepting as functionalities of the developed application is expected to contribute to deaf learning, facilitate interaction with the student teacher. | - |
Descrição: dc.description | A inclusão das Pessoas com Deficiência (PCDs) é um tema de relevância social, que tem ocupado o cenário internacional e nacional. As tecnologias oportunizam novas formas de interação, em especial aos surdos, potencializando a capacidade de comunicação e aprendizado. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi desenvolver um software como produto educacional, para letramento em Libras. O caráter metodológico do trabalho foi classificado como pesquisa de desenvolvimento ou tecnológica. O produto foi desenvolvido e fundamentado em conceitos de Engenharia de Software. O mesmo é composto por duas tecnologias, um sistema Web capaz de auxiliar professores na criação, validação e compartilhamento de conteúdo na forma de letramento para ensino dos surdos, e um aplicativo mobile, que possibilita a interação de alunos surdos e professores com o conteúdo disponibilizado na plataforma. Todos as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do produto são gratuitas, portanto, o aplicativo também tem caráter gratuito. O produto finalizado, permite aos professores adicionar palavras, letras, gifs e imagens, bem como cadastrar alunos e instituições. Os alunos por sua vez possuem acesso apenas ao aplicativo mobile e com a ferramenta “buscar” conseguem acesso ao conteúdo pesquisado na forma de palavra, letra e carácter. Devido as funcionalidades do aplicativo desenvolvido espera-se que este possa contribuir para o aprendizado dos surdos, de maneira a facilitar a interação aluno-professor. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software livre | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sign language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer software - Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Free computer software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile apps | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de software livre para letramento em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS: aplicativo mobile | - |
Título: dc.title | Development of free software for literacy in Brazilian Sign Language - LIBRAS: mobile application | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: