Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sturion, Leonardo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sturion, Leonardo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Marcia Critina dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6199-0309 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8702637805691545 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Zenaide de Fatima Dante Correia | - |
Autor(es): dc.contributor | http://orcid.org/0000-0002-1489-6245 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6374015489865372 | - |
Autor(es): dc.creator | Bortolotto, Maristela Pinheiro de Góes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:11:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:11:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4964 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669831 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Jogo de tabuleiros: relações e funções trigonométricas | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to present a methodological proposal for the best learning in the teaching of trigonometry contents in high school, aiming to study the behavior and the particularities relations and trigonometric functions through the game. The methodology was qualitative / quantitative. It hopes that this methodology will encourage students to participate in the proposed activities and provide better learning of the application of trigonometric functions. With this work, it is intended to verify the student's learning through the game. It is hoped that this methodology will encourage students to participate in the proposed activities and provide a better fixation of the application of trigonometric relations and functions. For many centuries Trigonometry has been applied to the daily problems of humanity, especially when it is intended to establish robust models that are able to mirror phenomena related to the natural sciences such as mathematics and physics. We will study the behavior and particularities of trigonometric functions through two games. The game presented will be called the “Trigonometric Ludo”. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o melhor aprendizado no ensino dos conteúdos de trigonometria no Ensino Médio, buscando estudar o comportamento e as particularidades relações e funções trigonométricas por meio do jogo. A metodologia foi a qualitativa/quantitativa. Espera que esta metodologia possa estimular os alunos na participação das atividades propostas e proporcionar uma melhor aprendizagem da aplicação das funções trigonométricas. Com esse trabalho, pretende-se verificar o aprendizado do aluno por meio do jogo. Espera-se que esta metodologia possa estimular os alunos na participação das atividades propostas e proporcionar uma melhor fixação da aplicação das relações e funções trigonométricas. Desde muitos séculos a Trigonometria vem sendo aplicada nos problemas do cotidiano da humanidade, notadamente quanto se pretende estabelecer modelos robustos que sejam capazes de espelhar os fenômenos relacionados com as ciências naturais como a matemática e a física. Buscaremos estudar o comportamento e as particularidades das funções trigonométricas por meio de dois jogos. O jogo apresentado será chamado o “Ludo Trigonométrico”. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games in mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Recursos educacionais no ensino de matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: