Escola e aprendizagem: um olhar sobre o autismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBoeno, Rosangela Maria-
Autor(es): dc.contributorKovalski, Mara Luciane-
Autor(es): dc.contributorKovalski, Mara Luciane-
Autor(es): dc.contributorBoeno, Rosangela Maria-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Anelize Queiroz-
Autor(es): dc.creatorSilva, Daiani Padilha da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:11:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:11:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11041-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669810-
Descrição: dc.descriptionThis research investigated the schooling of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD), through a bibliographical research, having bibliographical references books, articles and periodicals on the main characteristics of the schooling of students with ASD. It is well known that the challenges are great for both autistic students and teachers. It is true that children with ASD should be fully integrated in the school environment and the school should respect the particularities of these students. Therefore, it is up to the pedagogical team to identify the main characteristics and, based on the strengths and the best possible way for the development of these. The rationale for the research is that there is still a lack of knowledge about ASD, and the fact that professors and undergraduate academics report that there is no adequate preparation during graduation. To finalize, primers will be made to be distributed to elementary school teachers - initial years, in the municipal schools of Dois Vizinhos, Paraná, with the objective of alerting teachers about the traits of Autism, and the educator plays a fundamental role in this process, because in the coexistence with children, can report signs earlier and guide parents to seek the support of professionals who can assist both parents and children with this disorder.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa investigou sobre a escolarização de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA),por meio de uma pesquisa bibliográfica, tendo como referenciais bibliográficos livros, revistas, artigos e periódicos sobre as principais características da escolarização de alunos com TEA. É de conhecimento que os desafios são grandes, tanto para os estudantes autistas, quanto para os professores. É certo que as crianças com TEA devem estar inseridas no ambiente escolar, de forma integral e a escola por sua vez, deve respeitar as particularidades destes alunos. Sendo assim, cabe à equipe pedagógica identificar as principais características e, a partir dos pontos fortes e frágeis trabalhar da melhor maneira possível para o desenvolvimento destes. A justificativa da pesquisa deve-se ao fato de ainda haver um déficit de conhecimento sobre o TEA, e pelo fato de professores e acadêmicos de licenciaturas relatarem que não há um preparo adequado durante a graduação. Para finalizar, serão confeccionadas cartilhas para serem distribuídas aos professores do Ensino Fundamental - anos iniciais, nas escolas municipais de Dois Vizinhos, Paraná, com o objetivo de alertar os docentes sobre os traços do Autismo, sendo que o educador possui papel fundamental nesse processo, pois na convivência com as crianças, pode identificar sinais mais precocemente e orientar os pais a buscarem o apoio de profissionais que possam auxiliar tanto os pais quanto as crianças com esse transtorno.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTranstornos do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTranstornos do espectro autista em crianças - Diagnóstico-
Palavras-chave: dc.subjectAutism spectrum disorders-
Palavras-chave: dc.subjectSchool environment-
Palavras-chave: dc.subjectAutism spectrum disorders in children - Diagnosis-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleEscola e aprendizagem: um olhar sobre o autismo-
Título: dc.titleSchool and learning: a look at autism-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.