O ensino e aprendizagem de PFOL: uma pesquisa abordando as crenças de docentes e discentes na UTFPR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBecker, Marcia Regina-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Joelza Aparecida Vernick de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:11:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:11:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8980-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669747-
Descrição: dc.descriptionThis study falls within the coverage area of Applied Linguistics and aimed at researching and analyzing the beliefs of teachers and students of Portuguese for Speakers of Other Languages about the role of the teacher in the process of teaching and learning Portuguese in the context of immersion. This research was developed in Curitiba, more specifically in a course of PFOL at UTFPR. We took as foundation studies of Barcelos (2001) about beliefs and language teaching and we applied questionnaires to participants based in Richards & Lockhart (2008). For the interpretation of the results we confronted beliefs of teachers and students in relation to PFOL teaching and learning, giving thus a qualitative aspect to the work. Thus, we realize that the teacher is seen, among other things, as a facilitator of learning. This emphasizes the importance of critical reflection about actions taken in the field of teaching and learning and about the acquisition of the language in question.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho insere-se na área de abrangência da Linguística Aplicada e teve como objetivo pesquisar e analisar as crenças de docentes e discentes de Português para Falantes de Outras Línguas acerca do papel do professor no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa em contexto de imersão. Essa pesquisa foi desenvolvida em Curitiba, mais especificamente no curso de PFOL da UTFPR. Tomamos como fundamentação teórica os estudos de Barcelos (2001) sobre crenças e ensino de línguas e aplicamos aos participantes questionários baseados em Richards & Lockhart (2008). Também fizemos observações das aulas e atuamos como docentes. Para a interpretação dos resultados confrontamos as crenças de professores e alunos em relação ao papel do professor no processo de ensino e aprendizagem de PFOL, com base nos estudos linguísticos da área, conferindo, dessa forma, um aspecto qualitativo ao trabalho. Com isso, observamos que o docente é visto, dentre outras coisas, como um facilitador do aprendizado. Isso salienta a importância da reflexão crítica quanto às ações praticadas no campo de ensino e aprendizagem e à aquisição da língua em questão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros-
Palavras-chave: dc.subjectApplied linguistics-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Study and teaching - Foreign speakers-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Letras-
Título: dc.titleO ensino e aprendizagem de PFOL: uma pesquisa abordando as crenças de docentes e discentes na UTFPR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.