Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borssoi, Adriana Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | Borssoi, Adriana Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Karina Alessandra Pessoa da | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferruzzi, Elaine Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Lucimara Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:11:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:11:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20328 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669732 | - |
Descrição: dc.description | The teaching and learning processes undergo constant transformations, either by new methodologies or by the use of information and communication technologies (ICTs). This research had as objective to evaluate if the use of ICT with financial education in the teaching of mathematics, contributes to student learning. The methodology used was descriptive, and the data collected was obtained by a field survey with application of two questionnaires, the first one, applied to 16 students of a class of 8th grade elementary school II, participant of the program accelerates in one State college of Londrina-PR, and another applied to 10 students of the same class. The results show that 70% of the students consider the inclusion of technology in the study of mathematics attractive, 90% of students consider that the use of technology contributes to the learning of mathematics, and 80% of students consider it important to study Math with financial education. It was found that teachers need to overcome the lack in relation to the structure of the school does not offer adequate conditions and insert the use of ICT, favoring the study and learning of mathematics. | - |
Descrição: dc.description | Os processos de ensino e aprendizagem sofrem transformações constantes, sejam por novas metodologias ou pelo uso de tecnologias de informações e comunicações - TICs. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar se o uso das TICs com educação financeira no ensino da matemática, contribui para o aprendizado do aluno. A metodologia utilizada foi de caráter descritivo, e os dados coletados foram obtidos por uma pesquisa de campo com aplicação de dois questionários, sendo o primeiro, aplicado a 16 alunos de uma turma de 8º ano do ensino fundamental II, participante do programa Acelera em um colégio estadual de Londrina-PR, e outro aplicado a 10 alunos da mesma turma. Os resultados obtidos mostraram que na turma observada, 70% dos alunos considera atrativo a inclusão de tecnologia para o estudo da matemática, 90% dos alunos considera que a utilização de tecnologia contribui para o aprendizado da matemática, e 80% dos alunos considera importante estudar a matemática com a educação financeira. Constatou-se os professores precisam superar a carência em relação a estrutura da escola não oferece condições adequadas e inserir o uso das TICs, favorecendo o estudo e o aprendizado da matemática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação Matemática e Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | O uso de tecnologia com educação financeira contribui para o aprendizado da matemática? | - |
Título: dc.title | The use of technology with financial education contributes to the learning of mathematics? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: