O que é ser bilíngue? Na percepção de professores de escolas bilíngues

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPazello, Elizabeth-
Autor(es): dc.contributorPazello, Elizabeth-
Autor(es): dc.contributorWerner, Maristela Pugsley-
Autor(es): dc.contributorPazello, Elizabeth-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Rafaela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:11:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:11:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18982-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669703-
Descrição: dc.descriptionIn light of English as a global language and on the face of its teaching and learning expansion worldwide, specially in Brazil, this study aims to conduct an overall review of the theories about the bilingualism concept and bilingual education. Moreover, this work also seeks to analyze the bilingual school teacher perceptions about the concept of bilingualism and stablishes points of convergence and divergence among their perspectives, the school pedagogical proposal and the existing literature on the subject. This study was developed based on desk and qualitative research enabled by a collection of data on the bilingual school teachers perceptions about bilingualism.-
Descrição: dc.descriptionÀ luz da era da língua inglesa como uma língua global e frente à expansão do ensino desse idioma em escolas do mundo inteiro, e, em especial, no Brasil, a realização deste trabalho tem por objetivo fazer um levantamento teórico sobre o conceito de bilinguismo e a educação bilíngue. Ademais, busca-se analisar a percepção dos professores de escolas bilíngues sobre o conceito de bilinguismo com o intuito de traçar pontos de convergência e divergência sobre tal entendimento em relação à proposta das escolas bilíngues e à literatura existente sobre o assunto. O trabalho foi elaborado a partir de pesquisa documental de cunho qualitativo, que se fez possível por meio de coleta de dados com questionário sobre percepções de professores de uma escola bilíngue em Curitiba acerca de seu entendimento do que é ser bilíngue.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Línguas Estrangeiras Modernas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas modernas-
Palavras-chave: dc.subjectBilingüismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilíngüe-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLanguages, Modern-
Palavras-chave: dc.subjectBilingualism-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Bilingual-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS-
Título: dc.titleO que é ser bilíngue? Na percepção de professores de escolas bilíngues-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.