Evasão no curso de licenciatura em matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - câmpus Curitiba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Angelita Minetto-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Angelita Minetto-
Autor(es): dc.contributorTocha, Neusa Nogas-
Autor(es): dc.contributorBanin, Edna Sakon-
Autor(es): dc.creatorRamos, Bianca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:11:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:11:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9033-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669653-
Descrição: dc.descriptionThis work intends to identify the causes for dropouts in the Undergraduate Degree in Mathematics at the Federal University of Technology - Paraná, on the Curitiba Campus. We employed a qualitative research in a descriptive approach, utilizing the data collected from the University's Academic System and a questionnaire applied to the dropout students, in order to identify the personal, internal, and external causes related to this phenomenon (BRASIL, 1996). The analysis of the data collected was based on authors such as Adachi (2009), Biazus (2004), Castro (2013), Santos (2012), and Silva (2009). After analyzing the results obtained, we highlight a few of the causes that most afflict the undergraduate students of Mathematics at UTFPR, such as interest in another undergraduate degree; discouraging perspectives regarding the future occupation; the decline of teaching jobs; the morning schedule of the classes; professors who do not meet expectations. However, we also present a few actions aiming to minimize the dropout rate in our course, which is at 96.9%.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo identificar as causas da evasão do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Câmpus Curitiba. Utilizamos a Pesquisa Qualitativa, numa abordagem descritiva, por meio de dados coletados no Sistema Acadêmico da Universidade e de questionário aplicado os alunos evadidos, a fim de poder identificar as causas de ordem pessoal, internas e externas relativas a esse fenômeno (BRASIL, 1996). Para proceder com a análise dos dados coletados nos fundamentamos em autores como: Adachi (2009), Biazus (2004), Castro (2013), Santos (2012) e Silva (2009). E, a partir da análise dos resultados, destacamos algumas causas que mais afligem os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR, como por exemplo: interesse em outro curso de graduação; perspectivas desanimadoras quanto à futura profissão; desvalorização da profissão docente; horário matutino do curso; professores não atenderem a expectativa. Contudo, também são apresentadas algumas ações com o intuito de minimizar o problema da evasão em nosso curso, que é de 96,9%.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão universitária - Causas-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão universitária - Universidade Tecnológica Federal do Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectCollege dropouts - Causes-
Palavras-chave: dc.subjectCollege dropouts - Universidade Tecnológica Federal do Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleEvasão no curso de licenciatura em matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - câmpus Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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