As funções psicológicas superiores e a motivação no estudo das informações nutricionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGoya, Alcides-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-2616-2302-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0894894747173346-
Autor(es): dc.contributorGoya, Alcides-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-2616-2302-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0894894747173346-
Autor(es): dc.contributorBeluce, Andrea Carvalho-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-7581-7045-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5866354105692640-
Autor(es): dc.contributorLima, João Paulo Camargo de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6847-8076-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2920342714457251-
Autor(es): dc.contributorSouza, Miriam Cristina Covre de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6473-196X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1917720842785856-
Autor(es): dc.creatorGoes, Rosangela Siqueira Pinheiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:11:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:11:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25363-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669651-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Jogo Nutri Saber: informações nutricionais.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation presentes a research based on the development of the educational product called: “Nutri Saber” game, used as a didactic tool in the study of the componentes of nutritional information on food product labels, by students of the third semestre of the Tchnical Course in Nutrition and Dietetics of a state college in the north of Paraná. As a research, we tried to study how the use of the game can fvor the mobilization of the FPS (Higher Psychological Functions) and Motivation, based on Vygotsky’s assumptions on the subject. The results of this study were obtained quantitatively in the first place and, later, deepened by qualitative research. It covered na audience of 30 youg and adult students from that technical course, containing the following steps: diagnostic evaluation, development and application of the game, evaluation and interview. The main results include the aprova of the didactic game by the students, the practical verification of signs of mobilization of the FPS and Motivation from the application of the game, in addition to the intrinsic relationship betwee the FPS and the Motivation identified by the emerging categories. Thus, it was inferred, from the results presented, that such mobilizations collaborate for a better understanding of the contente covered in a didactic game.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação apresenta uma pesquisa a partir do desenvolvimento do produto educacional denominado: jogo “Nutri Saber”, utilizado como ferramenta didática no estudo dos componentes das informações nutricionais de rótulos de produtos alimentícios, por alunos do terceiro semestre do Curso Técnico em Nutrição e Dietética de um colégio estadual do norte do Paraná. Como pesquisa, procurou-se estudar de que forma a utilização do jogo pode favorecer a mobilização das FPS (Funções Psicológicas Superiores) e da Motivação, tomando por base os pressupostos de Vygotsky sobre o tema. Os resultados desse estudo foram obtidos de forma quantitativa em primeiro lugar e, posteriormente, aprofundados pela pesquisa qualitativa. Abrangeu um público de 30 alunos jovens e adultos do referido curso técnico, contendo as seguintes etapas: avaliação diagnóstica, desenvolvimento e aplicação do jogo, avaliação e entrevista. Como principais resultados destacam-se a aprovação do jogo didático por parte dos alunos, a constatação prática de indícios de mobilização das FPS e da Motivação a partir da aplicação do jogo, além da intrínseca relação entre as FPS e a Motivação identificadas pelas categorias emergentes. Desta forma, inferiu-se, a partir dos resultados apresentados, que tais mobilizações colaboram para melhor compreensão do conteúdo abordado em jogo didático.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectNutrição-
Palavras-chave: dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectLearning, Psychology of-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation in education-
Palavras-chave: dc.subjectNutrition-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleAs funções psicológicas superiores e a motivação no estudo das informações nutricionais-
Título: dc.titleThe superior psychological functions and motivation in the study of nutritional information-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.