O currículo do curso de engenharia industrial elétrica: habilitação eletrotécnica numa instituição de educação tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeszczynski, Sonia Ana-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0001-5085-6796-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9305897194867695-
Autor(es): dc.contributorVieira, Ruy Carlos de Camargo-
Autor(es): dc.contributor.-
Autor(es): dc.contributorRocha Neto, Ivan-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0001-5948-0908-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4365008543119083-
Autor(es): dc.contributorLeszczynski, Sonia Ana-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0001-5085-6796-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9305897194867695-
Autor(es): dc.creatorPorto Alegre, Laíze Márcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:11:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:11:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-14-
Data de envio: dc.date.issued1997-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27161-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669647-
Descrição: dc.descriptionOs grandes desafios atuais, estão relacionados com as contínuas e profundas transformações ocasionadas pela velocidade com que são gerados novos conhecimentos científicos e tecnológicos. Esta dissertação apresenta o estudo do currículo, particularmente do curso de Engenharia Industrial Elétrica, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná – CEFET-PR por ser a engenharia a área mais diretamente envolvida e afetada pelo avanço tecnológico. Neste estudo apresentamos o histórico do curso e de suas reformulações. Verificamos a concepção dos professores com relação as atividades relacionadas ao desenvolvimento curricular do curso. Demostramos as concepções dos professores com relação a preparação do profissional para as constantes mudanças mencionadas e consequentemente suas opiniões com relação a reformulação das disciplinas; como os professores vêm o estágio, a interdisciplinaridade e qual a sua concepção de Educação Tecnológica. Descrevemos neste, as propostas de reformulações apresentadas pelos professores pesquisados. Todas as opiniões coletadas foram analisadas, levando-se em conta que o curso é ministrado numa instituição de Educação Tecnológica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectInovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Inovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectCentro Federal de Educação Tecnológica do Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectElectric engineering-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological innovations-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Technological innovations-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Palavras-chave: dc.subjectSociais e Humanidades-
Título: dc.titleO currículo do curso de engenharia industrial elétrica: habilitação eletrotécnica numa instituição de educação tecnológica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.