Guia didático para o ensino de botânica e educação ambiental na Cachoeira do Tamanduá em Carambeí/Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAntiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
Autor(es): dc.contributorAntiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
Autor(es): dc.contributorDias, Jézili-
Autor(es): dc.contributorLuz, Patrícia Michele da-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Millene de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:11:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:11:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23903-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669636-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents as an inductive research about the current devaluation of environmental education (EA) within school curricula. The motivation arises from the fact that even though it is discussed in public guidelines, EA still finds barriers within the classroom. Many science teachers tired of the exhaustive routine, lacking teaching materials, support and teaching strategies choose to leave the subject to be approached eventually, at commemorative dates or special occasions of the school, thus the cycle of neglect and neglect with the environment continues to be more and more alive generation after generation, while as envisaged by law Environmental Education must be continuously worked in all sectors of society, constituting as a right and duty of all. The aim of this work was to contribute to recovering the value of the theme by exploring the potentialities of the Tamanduá Cachoeira, a natural site located in the city of Carambeí - PR, which is part of the so-called Rio São João basin. conservation due to some environmental aggravating factors such as the irregular waste disposal, industrial and domestic sewage, deforestation of native vegetation and development of the main invasive species, Pinus sp. To give real meaning to research and to contribute to supplying the lack of materials in this perspective, a digital didactic guide of interdisciplinary character was elaborated, with practical and playful activities to be developed in the surroundings of Cachoeira and in classroom. The material was developed from site visits to know its potential and bibliographical research to recognize the history and natural aspects of the environment.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta-se como uma pesquisa indutiva a respeito da atual desvalorização da educação ambiental (EA) dentro dos currículos escolares. A motivação surge do fato de que mesmo sendo discutida em pautas públicas, a EA ainda encontra barreiras dentro da sala de aula. Muitos professores de Ciências cansados da rotina exaustiva, carecendo de materiais didáticos, apoio e estratégias de ensino optam por deixar o assunto para ser abordado eventualmente, em datas comemorativas ou ocasiões especiais da escola, dessa forma o ciclo de negligência e descaso com o meio ambiente mantem-se cada vez mais vivo geração após geração, ao passo que como previsto em lei a Educação Ambiental deve ser trabalhada continuamente em todos os setores da sociedade, constituindo-se como um direito e dever de todos. Buscou-se com este trabalho contribuir para resgatar a valorização do tema, explorando as potencialidades da Cachoeira do Tamanduá, um local natural localizado na cidade de Carambeí - PR, integrante da chamada bacia do Rio São João que encontra-se atualmente em situações precárias de conservação devido a alguns agravantes ambientais como o descarte irregular de lixos, esgotos industriais e domésticos, desmatamento da vegetação nativa e desenvolvimento da principal espécie invasora, o Pinus sp. Para dar real significado à pesquisa e contribuir com para suprir a carência de materiais nesta perspectiva, foi elaborado um guia didático digital de caráter interdisciplinar, com atividades práticas e lúdicas para ser desenvolvida nos arredores da Cachoeira e em sala de aula. O material foi desenvolvido a partir de visitas ao local para conhecer suas potencialidades e pesquisa bibliográfica para reconhecimento da história e aspectos naturais do ambiente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBotânica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectConservação da natureza-
Palavras-chave: dc.subjectQuedas d'água-
Palavras-chave: dc.subjectBotany - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectNature conservation-
Palavras-chave: dc.subjectWaterfalls-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleGuia didático para o ensino de botânica e educação ambiental na Cachoeira do Tamanduá em Carambeí/Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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