Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bim, Sílvia Amélia | - |
Autor(es): dc.contributor | Bim, Sílvia Amélia | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marilia Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Leonelo Dell Anhol | - |
Autor(es): dc.creator | Magaton, Heloise Cristini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:11:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:11:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9215 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669632 | - |
Descrição: dc.description | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce, com impactos múltiplos e variáveis em áreas relevantes do desenvolvimento humano, como comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação. Estudos comprovam que crianças diagnosticadas com TEA gostam de tecnologia como qualquer outra criança, sendo usada como uma ferramenta no auxílio ao tratamento desde transtorno. Essa pesquisa investiga a interação de crianças TEA com a tecnologia no tratamento deste transtorno e aplicação de questionários com profissionais especializados em TEA e responsáveis das crianças com TEA participantes das observações. Além disso também revisa recomendações para o desenvolvimento de softwares para o público com TEA presentes na literatura, e a partir dos resultados encontrados na literatura e na pesquisa de campo sugere novas recomendações. Esta pesquisa confirma 16 recomendações encontradas na pesquisa bibliográfica e propõe 11 novas recomendações, as quais poderão ser usadas no desenvolvimento de softwares voltados para o público com TEA. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Sistemas de Informação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças com transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo em crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças autistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children with autism spectrum disorders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autistic people | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism in children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autistic children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer software - Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology and children | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Recomendações para o desenvolvimento de softwares voltados para crianças com transtorno de espectro autista | - |
Título: dc.title | Recommendations for software development for children with autistic spectrum disorder | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: