Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Niada, Aurea Cristina Magalhães | - |
Autor(es): dc.contributor | Niada, Aurea Cristina Magalhães | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Antonio Goncalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Kososki, Maiara Regina | - |
Autor(es): dc.creator | Bajerski, Andrei Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:11:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:11:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7506 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669528 | - |
Descrição: dc.description | O uso da bicicleta nos ambientes urbanos tem sido objeto de crescentes discussões no contexto acadêmico, no poder público e também na sociedade civil, precipuamente diante da atual situação vivenciada nos grandes centros urbanos envolvendo congestionamentos, poluição, tempo para deslocamento, entre outros aspectos. No âmbito brasileiro, percebe-se um aumento da utilização da bicicleta em diversas cidades, incluindo Curitiba, a qual já foi considerada um modelo de urbanismo até em países da Europa. Diante desse aumento e da possibilidade de cada vez mais pessoas aderirem a tal prática, esse estudo objetiva levantar quais são as percepções das pessoas que utilizam bicicleta na cidade de Curitiba quanto à segurança, trânsito, fatores sociais e culturais, integração com outros meios de transporte e às políticas públicas de ciclomobilidade. Com o intuito de atingir os objetivos propostos, o processo de coleta de informações e de composição do material de estudo foi o de levantamento e do ponto de vista da forma de abordagem do problema se caracteriza como quantitativa. Como coleta de dados, foi realizado um levantamento de campo, inicialmente por meio da aplicação de questionários como pré-teste, e a partir destes foi elaborado um segundo, e esse foi distribuído via internet através das postagens do link do inventário em distintos grupos, tanto do Facebook quanto do aplicativo Whatsapp, para 52 pessoas. Em seguida, foram realizadas as análises estatísticas de frequência e descritiva sobre essas respostas. Após isso, a distribuição dos questionários continuou até que a amostragem de 320 respostas válidas fosse alcançada, apesar de terem sido coletadas 389 no total. O questionário foi elaborado através do software de pesquisa online Qualtrics, o qual foi fundado em 2002 por Ryan Smith, e foi distribuído via online para diversos grupos no Facebook e Whatsapp, bem como foram entregues panfletos informativos da pesquisa contendo o link do questionário, a página do pesquisador no facebook e o QR-CODE. Foram realizadas visitas aos parques, universidades e instituições da cidade, nas quais, com a devida liberação, foram colocados cartazes da pesquisa. No tocante à análise de dados, foi realizada uma análise descritiva, com abordagem quantitativa, e a análise de conteúdo sobre os comentários dos participantes sobre outras políticas públicas relacionadas aos ciclistas. A técnica de amostragem foi a não probabilística por conveniência. Quanto aos resultados, os entrevistados consideraram os aspectos relacionados à cidade de Curitiba, tais como segurança nas vias públicas, construção de ciclovias e ciclofaixas, sinalização, incentivo, estrutura própria para ciclistas nos estabelecimentos públicos, reestruturação viária das vias públicas, presença de bicicletários seguros, ações de educação e sensibilização para condutores de veículos motorizados, prevenção de roubos de bicicletas e articulação com os transportes públicos (permissão do transporte de bicicletas) as pessoas entrevistadas consideraram esses itens como insatisfatórios, fato que pode demonstrar uma percepção negativa dos usuários, servindo de alerta para a Prefeitura Municipal de Curitiba. As unidades de análise com mais comentários enquadrados no âmbito da análise de conteúdo foram: ciclovias e ciclofaixas; educação para o trânsito; incentivo ao uso da bicicleta; e segurança. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Administração | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bicicletas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciclistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curitiba (Paraná) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bicycles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyclists | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curitiba (Paraná) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
Título: dc.title | Percepções de usuários de bicicleta na cidade de Curitiba | - |
Título: dc.title | Bicycle user perceptions in Curitiba city | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: